A cidade mineira onde história e gastronomia convivem em plena harmonia.
A Cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, ganhou esse nome em homenagem ao líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, de apelido Tiradentes, nascido na Fazenda do Pombal, que ficava entre Tiradentes e São João Del Rei.

A história e riqueza do Ciclo do Ouro encantam os turistas que visitam a região e Tiradentes se tornou uma das cidades históricas mais bem-preservadas do Brasil.


A cidade tem cerca de 7.000 habitantes, e é fácil de explorar a pé, pois quase tudo fica concentrado no Centro Histórico. Com suas ruas de calçamento pé de moleque, a simplicidade e o colorido de suas casas coloniais, a oferta de excelentes pousadas, restaurantes requintados e muitos ateliers de artesanato e decoração fazem de Tiradentes uma cidade especial.
À noite, a luz branda acompanha o clima pacato da cidade. Não por acaso, o lugar tornou-se um dos destinos preferidos de casais, que aproveitam a temperatura amena e o clima romântico.

Nas últimas décadas a cidade ficou bastante conhecida por conta de seus eventos culturais como o tradicional Festival Cultural e Gastronômico, a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Tiradentes Vinho e Jazz.

Explorando a cidade observe os detalhes
– A Igreja Matriz de Santo Antônio, é o mais antigo templo da cidade. Foi construída em 1710, cuja fachada é de autoria do arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho sendo um grande exemplo da arquitetura e arte barroca e rococó;



– O Chafariz São José, monumento era responsável por abastecer a localidade com água potável, bem como servia para lavagem de roupa e bebedouro de animais;

– A Casa do Padre Toledo, hoje transformada em museu, construída no final do século XVIII, com esquadrias em cantaria lavradas e sete forros pintados com figuras da mitologia grega. Nesta casa morreu Padre Toledo, um dos cabeças da Inconfidência Mineira;



– Monumento a Tiradentes, localizado no Largo das Forras, construído 1892, quando foi celebrado o aniversário da morte do Alferes;


– O conjunto arquitetônico de Tiradentes foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938 e está entre os patrimônios históricos do Brasil;

– Visite as lojas de artesanato do distrito de Bichinho, que, na verdade apesar da proximidade com Tiradentes, pertence a Prados. No retorno, conheça o Museu do Automóvel da Estrada Real.



– Aproveite os passeios de charrete e a viagem de trem de Maria Fumaça ligando Tiradentes a São João del Rei.


Com um excelente pólo gastronômico, decidir onde comer está entre as mais prazerosas atividades do local. Nos dias do evento de Gastronomia, a cidade fica lotada e os restaurantes são disputadíssimos. Os restaurantes mais famosos exigem reserva para o jantar.
Conheça um pouco melhor a Gastronomia da cidade. Visitamos os Restaurantes Tragaluz e o Uaithai. Ambos são a certeza de um bom programa. Comida e ambiente ótimos.




QUANDO IR
A cidade fica lotada nos fins de semana e feriados e principalmente nas datas de eventos, então a reserva com antecipação se faz necessária.
Além disso, no verão, entre os meses de outubro e março, as chuvas são mais intensas, o que pode atrapalhar um pouco os passeios ao ar-livre.
COMO CHEGAR
O principal aeroporto de acesso a Tiradentes é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, a 230 km. De carro, saia de Belo Horizonte pela BR-040, e, após Congonhas do Campo, pegue a BR-383 até São João Del Rei, e de lá a BR-265 que chega a Tiradentes.
Na região, outras cidades para visitar são Ouro Preto (clique aqui) e Congonhas do Campo (clique aqui). Falamos delas em outro post.
Gostou das dicas? Siga-nos nas redes sociais @vivendo50emais
Fazemos seu roteiro personalizado incluindo passagens, hotéis e passeios. Entre em contato pelo nosso email: contato@viagensespeciais.blog.br