Encontre um Destino

Filtre a sua pesquisa...


ou faça uma busca:

Saint Jean de Luz – fronteira da Espanha

Por: Patricia Lima

Uma simpática cidade na fronteira da Espanha mas já na França, que adorei conhecer. Paramos lá quando estávamos à caminho de Biarritz
Ela fica na região da Aquitânia, departamento Pirineus Atlânticos.

Img 5924

História

No século IX o seu Porto era famoso pela casa às baleias e depois pela pesca de bacalhau. Hoje tem relevância com a pesca de sardinhas e atum, além do sempre adorado mexilhão. E pra quem aprecia um doce, a cidade também é conhecida pelos seus deliciosos macarrons.

Foi base dos corsários bascos no século XVII e hoje se tornou uma cidade turística de verão. Durante esse século foi assinado o Tratado dos Pireneus que deu fim ao conflito entre Espanha e França.

IGREJA

A Igreja de Saint Jean Baptiste é classificado como Monumento Histórico.

Ela foi construída sobre as ruínas de uma igreja primitiva. O prédio foi muitas vezes queimado durante as invasões espanholas, sendo que as partes mais antigas datam do século XVII.

Em 9 de junho de 1660, Luís XIV tinha 22 anos quando se casou na Igreja Saint Jean Baptiste com a infanta Marie-Thérèse . Situada na comercial rue Gambetta, no centro de Saint-Jean-de-Luz, a igreja é dominada por um imponente pórtico-torre sineira.

Em 1649, Louis de Milhet, arquiteto do rei, traçou novos planos que permitiram dobrar o tamanho da igreja e a obra foi concluída em 1680. O portal principal foi criado em 1665. Este lindo edifício mantém todo o seu esplendor até hoje.

No interior da igreja, o retábulo do séc. XVII (após Luís XIV) impressiona pelo seu carácter ostentoso. Nela podemos ver os elementos das igrejas bascas: nave única e galerias de madeira, onde os homens se sentavam para assistir à missa (as mulheres ficavam sentadas na nave). As missas ainda são celebradas com canções bascas. E viva a tradição!

Geral Ggle
o porto com a igreja ao fundo

Outros passeios

Além da praia, não deixe de visitar o centro histórico e passear pelas suas ruas com construções em estilo basco, com predominância do vermelho e branco, e totalmente preservadas. A visita ao farol tem uma vista linda.

Sentar nos cafés ou nas praças e apreciar a vista e o vai e vem, ou provar os diversos frutos do mar, fazem parte do roteiro ideal.

Img 5866
charmosas praças
Img 5883

A cidade é um dos símbolos da região conhecida como “Costa Branca”.

Img 5871
Img 5858 1
Img 5916
Img 5918

Onde Comer

Se for pensar o que comer não hesite: frutos do mar já que é uma cidade pesqueira.

Eu como adoro comer Mexilhão, aproveito quando estou na Europa pois são deliciosos. Comi o Moules Frites au Roquefort. Vem numa panela grande com o molho de roquefort e acompanha batatas fritas. Delicioso….

Img 5910
Moules Frites au Roquefort – delicia demais!

Agora se for ficar mais tempo e tiver como, sugiro uma visita ao restaurante Le Kaiku.

O Kaïku, do chef Nicolas Borombo, natural de Bayonne, tem  1 estrela Michelin. Aliás toda essa região perto San Sebastian é conhecida por sua alta gastronomia. O chef Nicolas estudou no Crillon , no Georges V em Paris, depois no Grand Hôtel de Saint-Jean-de-Luz. Ele assumiu este restaurante, instalado na casa mais antiga de Saint-Jean.

O seu menu discovery é uma verdadeira experiência sensorial: associação de texturas, cores e sabores.

Enfim, muitas razões para que você não deixe de conhecer essa simpática cidade litorânea.

A cidade é um lugar ideal para quem quer uma região menos agitada. Fica a 20 min da cidade badalada de Biarritz.

Ambas são lindas mas cada uma com uma agitação diferente dependendo da sua escolha.

Gostou do nosso post? Siga-nos nas nossas redes sociais @viagensespeciais__

Preparamos seu roteiro personalizado. Entre em contato conosco pelo email contato@viagensespeciais.blog.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.