Vila Nova de Milfontes é daqueles povoados que encantam logo na chegada. É município turístico de Odemira, região do Alentejo, em Portugal. Vem preservando uma das paisagens menos alteradas da Europa, composta por uma costa agreste de falésias.
Conhecida como a “Princesa do Alentejo” é o destino de portugueses e estrangeiros que querem passar férias na praia, além do já famoso Algarve.
A cidade é banhada pela margem norte do rio Mira e faz parte de um parque natural e da Costa Vicentina. Por se situar na costa marítima, entre os séculos XVI e XVIII, a região era freqüentemente assolada por piratas que pilhavam e assaltavam a população e as embarcações atracadas no seu porto. Em 1552 se edificou o Forte São Clemente, também conhecido como Castelo de Milfontes.
Forte de São Clemente
Vulgarmente denominado “Castelo” pelos locais, é uma construção terminada no início do séc. XVII (1602), edificada no contexto da luta contra a pirataria marítima. Este forte foi o ponto mais importante do sistema de defesa então existente e que servia não só para a defesa da Vila de Milfontes, como também para defender o comércio marítimo que se fazia a partir de Odemira, utilizando a saída pela barra de Milfontes. Hoje em dia o Forte de São Clemente é residência particular e funciona como turismo de habitação. O lugar é fechado para visitação, mas rende ótimas fotografias da sacada. Ao lado há uma praça que funciona como um mirante para a praia lá embaixo, outro visual de cair o queixo.
As ruelas de paralelepípedos e as casinhas brancas de janelas verdes, refletem as cores do Alentejo, escondendo as charmosas lojinhas de decoração, souvenires e restaurantes familiares que servem o melhor da gastronomia local. Tudo isso banhado pelo Oceano Atlântico, um convite irrecusável para se refrescar no verão alentejano, quando os termômetros estacionam na casa dos 30°C.
Durante o verão não faltam atividades esportivas, bares e discotecas animados.
As suas praias com vasta extensão de areia, ao contrário das praias das outras cidades, são escondidas entre falésias.
Praia do Malhão
A mais famosa, que encanta por suas dunas a perder de vista e sua aparência selvagem. Fica localizada a 4 km do centro de Vila Nova. O nudismo é tolerado, mas na zona norte da praia. Há quem dívida a praia em Malhão Sul e Malhão Centro por causa dos acessos. Para chegar lá, melhor ir de carro ou bicicleta.
Praia das Furnas
A praia encontra-se sinalizada junto à estrada principal, cerca de 2 km depois de passar a ponte de Vila Nova, no sentido sul ao qual se estende outra estrada em alcatrão que nos conduz até junto da praia.
Praia da Franquia
A Praia da Franquia está separada da sua vizinha Praia do Farol por um esporão rochoso. Sendo uma praia fluvial, as suas águas tranqüilas são ideais para as crianças e para a prática de esportes náuticos como o stand up paddle, windsurf e a canoagem.
Praia do Farol
A Praia do Farol pertence à foz do Rio Mira pela margem Norte. Apresenta um areal extenso que contorna toda a ponta terrestre da parte Norte da barra natural do rio. Os banhistas podem escolher entre tomar banho no rio ou no Oceano Atlântico.
Praia do Carreiro das Fazendas
A Praia do Carreiro das Fazendas, ou Praia da Carreira das Fazendas, tem um areal extenso. Localiza-se no extremo poente de Vila Nova de Milfontes. Possui um vasto sistema de dunas que chega até as casas da vila.
Centro Histórico
Charmoso, com aquela cara relaxada de cidade praiana, vale à pena perder-se pelos becos para fotografar as portinhas e janelas de moldura ocre. Dizem que as casas são todas pintadas de branco para torná-las mais frescas durante o verão, mas a verdade é que elas transformam o cenário em um belo cartão-postal.
Igreja Matriz
A Igreja de Nossa Senhora da Graça de Vila Nova de Milfontes data do início do séc. XVI.
Pertenceu à Ordem de Santiago da Espada cuja cruz está gravada na porta principal.
Onde Comer
Recebemos uma indicação de um restaurante em frente ao cais do Rio Mira e fomos lá conferir. Uma delicia de peixe grelhado e bacalhau, e com uma vista de perder o fôlego.
relax com a vista do Rio Mira
Escultura Arcanjo
A obra “Arcanjo”, do escultor Aureliano de Aguiar está exposta junto à Praia do Farol. Ela venceu o Prémio Utopia de Arte, na Categoria Escultura, promovido pelo Núcleo Português de Arte
O “Arcanjo” é feito em ferro de ferro reutilizado, com 3,5 m de altura e foi realizada entre 2007 e 2008. Tem um forte apelo ecológico de alerta. O artista plástico descreve a obra como:
“Um grito, um alerta ao planeta que se desfaz, derrete… A dor ou a raiva e o desejo de salvar (ou arremessar?) o planeta que se degradou pela mão de humanos. Um apelo ecológico.”
.
COMO CHEGAR
Vila Nova de Milfontes está localizada a 196 km de Lisboa. O ideal é ir de carro e apreciar a paisagem alentejana, parando nas cidades ao longo do caminho e observando as lindas falésias da região.
É possível também ir de ônibus expresso saindo de Lisboa. A viagem dura cerca de 3h30.
Por essas e outras que essa é uma Vila que não se pode deixar de visitar! Mais um paraíso em Portugal.
Siga-nos nas nossas redes sociais: @vivendo50emais
Se preferir, preparamos seu roteiro personalizado. Entre em contato pelo email:
contato@viagensespeciais.blog.br