Encontre um Destino

Filtre a sua pesquisa...


ou faça uma busca:

Vietri – capital da cerâmica maiólica

Por: Patricia Lima

Fincado na Costa Amalfitana, na Itália, é um pequeno vilarejo beirando o Mar Mediterrâneo, na região da Campania, província de Salermo. Entre as 17 cidades da Costa, Vietri Sul Mare surpreende por seu colorido. É internacionalmente conhecida por suas tradicionais fábricas de cerâmicas de maiólica ou majólica (faiança italiana do Renascimento), únicas desde a Idade Média quando a cidade começou a exportá-las. As peças são produzidas com motivos e técnicas que permanecem inalteradas ao longo dos séculos, passadas de geração em geração.

Para aprender mais sobre a história e cultura da cerâmica de Vietri Sul Mare, visite o Museo della Ceramica situado dentro da Villa Guariglia, o ou simplesmente admire a cúpula de azulejos no topo da Igreja de San Giovanni Battista do século XVIII. Espalhadas pela cidade, diversas lojas de cerâmica dão um colorido especial, inclusive na decoração externa de muitas casas.

Algumas das boas praias da Costa Amalfitana estão localizadas em Vietri sul Mare. Recomendamos a La Baia, uma faixa de areia de 400 metros que é uma das poucas praias que não é de seixos ou pedras (a água não é tão clara por causa da proximidade com o porto de Salerno, mas é limpa, morna e suficientemente refrescante) e La Crespella, situada ao pé de uma torre de vigia do século XVI e voltada para o Due Fratelli, duas pequenas formações rochosas offshore conhecidas como “Faraglioni de Vietri Sul Mare”.

Vietri Sul Mare
Praia La Crespella

Apesar de pequena, Vietri Sul Mare não deve ficar de fora do seu  roteiro de visita à Costa Amalfitana.

Ceramicas 2
Vietri 6 1
cidade colorida e repleta de cerâmicas

Quando ir

A Costa Amalfitana de maneira geral merece ser visitada com tempo bom, e de preferencia fora do verão quando andar e visitar suas pequenas cidades, fica quase impossível.

De uns anos pra cá, toda essa região ficou muito conhecida, então sinceramente não sei se é possível ainda ir em alguma época mais “calma”. O “mundo” quer conhecer esse pedaço do paraíso.

Outono e Primavera são as estações mais recomendadas mas vá com disposição para se apertar no vai e vem de carros em uma estrada/rua sempre muito pequena, com direito a enormes ônibus de turismo. Não é à toa que muita gente prefere deixar o carro parado em alguma cidade e alugar uma moto para poder andar melhor pelos lugarejos.

Gostou da nossa dica? Siga-nos nas nossas redes sociais @viagensespeciais__

Fazemos seu roteiro personalizado. É só nos enviar um e-mail para: contato@viagensespeciais.blog.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.