Fica na ponta do mapa mundi, no arquipélago da Terra do Fogo, entre Chile e Argentina. Quando alguém diz a expressão: “Isso é o fim do mundo!” eu penso: Ahh não é não. O Fim do Mundo eu conheço e se chama Ushuaia!!
Ushuaia é uma cidade na Patagônia Argentina, e capital da província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul e conhecida como a “Cidade mais austral do mundo”. A cidade cresceu no final do século XX, em torno de um presídio, hoje extinto. E se modernizou sendo hoje um dos destinos mais procurados na Argentina.
Um local pacato e charmoso que oferece uma série de passeios por lagos e trilhas, além de navegação e boa gastronomia com vinhos a preços convidativos. E lá a natureza é generosa e exuberante!
O que fazer?
- Parque Nacional Terra do Fogo – ideal para fazer trilhas e caminhadas curtas de baixo impacto e admirar os lagos cristalinos. É de lá que sai o Trem do Fim do Mundo, que leva até o extinto presídio. O local tem lindos bosques e que ficam a cerca de apenas 10km do centro, margeando o canal Beagle. Você pode visitar com as excursões tradicionais que duram meio dia, com o circuito feito em ônibus com algumas paradas, ou também fazer com carro alugado ou até mesmo de táxi. Se quiser pode pegar o Trem do Fim do Mundo (percurso de 30 km) que passa por outras áreas do parque e que oferece lindas vistas. Tickets pelo site: https://www.trendelfindelmundo.com.ar/pt/index.html
. Navegar no Canal Beagle – passeios que te levam para ver os moradores da região: lobos-marinhos e cormorões, que podem ser avistados durante todo o ano. Você pode fazer o passeio de iate, veleiro ou catamarã.
. Ilha Martillo – você pode conjugar esse passeio durante a navegação pelo canal Beagle e não vai se arrepender! Mas nesse caso sem desembarque. Caso você queira fazer a caminhada com os pinguins descendo na ilha, você precisa fazer uma outra reserva e nesse caso com antecedência pois só são permitidas 20 pessoas de cada vez.
. Glaciar Martial – uma ótima opção para trekking. Para esse passeio você gasta em torno de meio dia. Aproveite para ver toda a exuberância da região. Também é o lugar para onde os pingüins migram no verão.
. Circuito dos Lagos – passeio aos Lagos Escondido e Fagnano com vistas lindas….A maioria dos tours são feitos em carros 4 x 4 e podem ou não incluir almoço.
. Cerro Castor – se você gosta de esquiar, esse é seu lugar! Fica a 26 km da cidade e no inverno você tem neve garantida em apenas 1050m de altitude, sem o desconforto da altitude na maioria das estações de esqui. Você pode praticar esqui e snowboard e até fazer escolinha se precisar e existe transfers para pegar os turistas no próprio hotel.
O site para consulta de tarifas e compra: https://www.cerrocastor.com/
. Centro da Cidade – Ushuaia é Zona Franca então aproveite para visitar o freeshop e fazer umas comprinhas, além de visitar a charmosa Praça Ilhas Malvinas e tirar uma foto na famosa placa do fim do mundo.
Onde ficar?
O melhor é se hospedar no centro da cidade, o mais perto possível do porto e do centro turístico, de onde saem as navegações pelo Canal de Beagle e onde você tem boas opções de restaurantes. A gastronomia de lá é baseada em frutos do mar. Não deixe de provar a centolla, caranguejo gigante que habita as águas frias da Terra do Fogo.
Fora da cidade só vale à pena se você preferir ficar em hotéis com mais infra estrutura de lazer tipo resort.
Quando ir ?
Para conseguir aproveitar todos os passeios, a época certa é o verão(temperatura em torno de 14 graus). Se for só para esquiar e não se incomodar com o super frio, ai o inverno vai ser perfeito! Em qualquer época do ano, leve seu arsenal de roupas de frio (roupas térmicas, lãs, óculos escuros e filtro solar)