A IGREJA E A TORRE
A Igreja dos Clérigos é uma genuína obra barroca de meados do séc. XVIII, construída entre 1735 e 1748 , sendo considerado o cartão-postal da Cidade do Porto. O conjunto localiza-se no topo da Rua dos Clérigos, entre as ruas de São Filipe Néri (ou São Filipe Nery) e da Assunção, na cidade do Porto – norte de Portugal.
A torre e a igreja foram construídos pela irmandade dos Clérigos Pobres na Colina dos Enforcados. O lugar tem esse nome porque era lá que o exército real português enforcava os seus inimigos.
Toda a frente do templo mostra uma decoração barroca e seu interior em granito e mármore, e revestido de talha barroca revela igualmente a mestria do seu arquiteto de origem italiana, Nicolau Nasoni. Na capela-mor, destaca-se um retábulo policromado de Manuel Porto.
A Torre foi construída em pedra de granito que se ergue a partir do topo ocidental. Inconfundível em seus 76m de altura, é uma das estruturas do tipo mais altas de Portugal. É como um ponto de referência da Cidade do Porto.
Da escada interior de 225 degraus se alcança o topo, onde se tem uma das mais belas visões do Porto, em 360 graus. A torre é vista de diversas partes da cidade.
Patrimônio Mundial da Unesco, os Clérigos como carinhosamente é chamada, não pode ficar de fora de seu roteiro turístico do Porto.
Gostou da dica? Siga-nos nas nossas redes sociais: @vivendo50emais
Fazemos seu roteiro personalizado. Entre em contato pelo email: contato@viagensespeciais.blog.br