História
A Torre de Belém, oficialmente Torre de São Vicente, é o monumento tradicional e histórico mais conhecido de Lisboa, em Portugal. A fortaleza da margem direita do Rio Tejo, foi construída no século XVI, e tinha o objetivo de defender a barra do Tejo, a partir da ocupação filipina. Com 30 metros de altura, a fortificação se destaca pela arquitetura de estilo manuelino, que reflete influências islâmicas e orientais (estilo do reinado de D. Manuel I entre 1495 e 1521).
A torre é toda decorada por brasões das armas de Portugal e inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas. Originalmente a torre ficava em uma base de pedras em meio ao rio, hoje já está integrada à Praia de Belém. Com o tempo, foi deixando de ser uma fortaleza e passou por transformações que fizeram dela um posto aduaneiro, farol e até masmorra para presos políticos.
Para entrar na Torre de Belém é preciso cruzar uma ponte que liga a torre à praia. Esta é uma das vistas mais clássicas do local, onde a torre ergue-se imponente em frente aos visitantes. A entrada custa 4 euros e aos domingos é gratuita até as 14 horas.
O baluarte, que é a parte mais baixa da torre, tem o formato de um hexágono e é bastante inovador para sua época, o que difere a Torre de Belém de outras construções medievais. O térreo onde fica o paiol com seus canhões, possui um lindo teto repleto de arcos e um lindo pátio. Nos quatro pisos superiores da torre, mantêm-se no 1º a Sala do Governador, no 2º a Sala dos Reis, no 3º a Sala de Audiências, no 4º a Capela com as suas características abóbadas quinhentistas e no 5º andar o terraço onde se tem uma bela vista do Rio Tejo.
Como marco histórico, foi dali que partiram os grandes navegadores portugueses em busca de novas rotas marítimas – Vasco da Gama até a Índia e Pedro Álvares Cabral até o Brasil, entre outros. Foi classificada em 1983 como Patrimônio Mundial da Unesco e eleita como uma das Sete Maravilhas de Portugal em 2007.
Como chegar
A Torre fica no bairro de Belém, na Avenida Brasília. O monumento fica afastado 7 km do centro de Lisboa e para chegar até lá de transporte público, as opções são o bonde (também chamado de elétrico) ou de ônibus, já que o metrô não chega até aquela parte da cidade.
Para acesso ao site para compra dos bilhetes, clique aqui
Endereço: Torre de Belém, Av. Brasília, 1400-038 Lisboa
Um monumento que merece ser visitado durante o passeio à Lisboa. Um local de muita história!
Gostou do nosso post? Siga-nos nas nossas redes sociais @vivendo50emais
Preparamos seu roteiro personalizado. Entre em contato pelo email: contato@viagensespeciais.blog.br