É … Esse é um lugar que era fora do roteiro, mas que foi uma ótima surpresa: St Marie de la Mer, na região da Camargue. A região da Camargue é mais selvagem e com áreas grandes de pântanos, planícies, cavalos e flamingos rosas.
Fica no sul da França, mas um pouco distante das cidades que íamos visitar.
Saímos de Arles, e o destino seria ir para a cidade de Gordes que fica mais ao norte. Mudamos a rota e descemos uns 40 minutos e o que encontramos foi uma cidade charmosa, super bem cuidada, e com uma história interessante. Uma antiga vila de pescadores que foi construída em torno da sua igreja, dentro de uma muralha conservada ainda hoje,
Lenda
Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e chorar. Aí Sara retira o lenço da cabeça e chama por Jesus Cristo
Promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.
Milagrosamente, a barca sem rumo atravessou o oceano e chegou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio.
Ela é a mais venerada Santa para os ciganos e todo acampamento cigano possui uma estátua da virgem negra depositada num altar de uma das tendas
Uma cidade onde o turismo e a espiritualidade se unem. Durante o mês de maio se organiza a peregrinação cigana, com pessoas vindas de toda a Europa para agradecer à Santa Sara, sua protetora ( foto acima). A cidade ganha uma animação diferente com shows ao ar livre, muitos trailers e vestidos de babados típicos das ciganas.
A 2a peregrinação do ano costuma acontecer no mês de outubro.
a praia, onde as pessoas chegam vestidas e ali mesmo trocam a vestimenta para pegar um sol!
O que comer
Em uma vila de pescadores, nada melhor do que frutos do mar! Se puder ser em um dos bares com vista para a beira mar, melhor ainda!
salada pra começar risoto de frutos do mar
Como chegar
Não existe uma estação ferroviária na cidade. Se estiver em Paris pode ir de trem até Arles, Avignon, Marseille ou Nimes e de lá pegar um ônibus para a cidade.
Estávamos viajando de carro pela região da Provence e ai demos uma mudada de rumo para conhecer a cidade e passar o dia por lá. Foi uma grata surpresa.
Na estrada admire os lindos lagos com a beleza do vôo dos flamingos da região.
Gostou das dicas? Mande seu comentário.
Se preferir preparamos seu roteiro personalizado. Entre em contato conosco pelas redes sociais @vivendo50emais ou pelo email: contato@viagensespeciais.blog.br