Siena é mais uma das várias cidades charmosas da Toscana. Aliás já estou exagerando no uso desse adjetivo, mas… fazer o que????
Fica mais ao norte da Toscana, perto de Firenze.
Seu centro histórico é classificado pela UNESCO como patrimônio da humanidade.
Segundo a mitologia romana, Siena foi fundada por Sénio, filho de Remo. E por isso se pode encontrar na cidade algumas estátuas dos irmãos sendo amamentados pela loba.
Foi um povoado etrusco e depois uma colônia romana. Teve muitas brigas entre os nobres da própria cidade e externamente com a cidade rival de Firenze. Sempre teve muita expressão no campo das artes mas teve problemas com a Peste Negra em 1348 e depois disso não se recuperou totalmente, perdendo o posto para a cidade vizinha de Firenze(Florença).
.Piazza del Campo – a praça principal, tem forma de meia lua/leque. Gente demais apesar de não estarmos no verão, mas um visual magnífico.
É famosa atualmente pelas universidades de Direito e Medicina, sendo considerada uma das melhores da Itália. Ao chegar à praça principal, já dá pra notar a enorme presença de jovens em todos os pontos.
Piazza del Campo em forma de meia lua Gente demais, mas um visual magnífico. E estávamos fora de época de férias!
. Palazzo Publico – O Palazzo Publico é uma construção do sec. XIV e se pronuncia pela Piazza del Campo. Nela funciona a Câmara Municipal da cidade, em estilo gótico. A Torre del Mangia também do mesmo século possui o famoso campanário que pode ser visitado.
No dia do Palio, os confrades fazem um desfile pela cidade usando trajes medievais. O Palio, é na verdade um grade pedaço de tecido pintado por artistas e artesãos. Para o povo de Siena, representa muito mais do que isso pois significa prestígio e a emoção de ter vencido a corrida de cavalos mais famosa do mundo.
Os 17 bairros (contrades), circundam a praça em forma de leque.
. Palio di Siena – É na Piazza del Campo que acontece a famosa e mais antiga corrida de cavalos chamada de Palio di Siena, com 10 cavalos e seus cavaleiros, onde cada par representa um dos bairros da cidade. Antes da corrida, a cidade tem praticamente uma festa com diversos eventos e comemorações. Em volta de toda a praça ficam as arquibancadas e os cavalos( com ou sem cavaleiros) correm no meio. As corridas e os eventos acontecem em julho e depois em 16 de agosto é o Palio propriamente dito, sendo que a corrida final que dura 3 minutos em 3 voltas apenas. Nos 4 dias que antecedem o Palio, a cidade fica cheio de eventos interessantes e com um movimento muito grande. Sendo assim, eu diria que é o melhor momento para visitar a cidade mas se você quiser algo mais tranquilo, pode ser o pior momento. Pense nisso antes de definir e consulte-nos caso precise de ajuda.
. Fonte Gaia – construída na Piazza del Campo ( onde tudo acontece). Ela foi inaugurada em 1419 e foi obra do escultor Jacopo della Quercia. Nos relevos da fonte estão representados a Virgem e seu filho assim como outros elementos bíblicos.
. Centro Histórico – suas ruas correm ao redor da Piazza del Campo. Ruas estreitas em forma de labirinto que merecem ser visitadas sem pressa. Uma volta ao tempo medieval.
. Duomo de Siena – E quando achávamos que já tínhamos visto o que a cidade tem de melhor, nos deparamos com essa catedral liiiiiiiiiiinda, a Duomo de Siena. Ela fica na Piazza del Duomo. Uma construção de estilo gótico do séc. XII que merece um post só pra ela!
Como chegar
Fomos de carro visitando toda a região da Toscana e acho que essa é a melhor forma pois vamos visitando e parando onde gostamos mais, apesar de um roteiro já mais ou menos definido inicialmente. O ideal é fazer pouso em algumas cidades para visitar outras por perto, evitando assim mudanças constantes de hotel.
Ônibus – é uma outra boa opção para se chegar à cidade, com ônibus vindo das cidades de Firenze, Montalcino, Montepulciano e Pisa que também possui aeroporto.
Trem – é sempre uma opção quando falamos de Europa, mas no caso de Siena a estação ferroviária não é tão central quanto a rodoviária.
Onde ficar
Siena é uma cidade pequena e que merece ser visitada sem pressa, de preferência sem carro para evitar grandes períodos à procura de vaga. Sendo assim o ideal é que você fique hospedado dentro da parte amuralhada pois dessa forma você consegue visitar todas as atrações turísticas a pé.
Mais uma cidade que vale a visita!!
Gostou do nosso post? Deixe seu comentário e siga-nos nas nossas redes sociais @vivendo50emais
Se preferir, fazemos seu roteiro personalizado. Entre em contato pelo email: contato@viagensespeciais.blog.br