Encontre um Destino

Filtre a sua pesquisa...


ou faça uma busca:

Santiago de Compostela – onde reside beleza e fé

Por: Patricia Lima

A Catedral de Santiago de Compostela, construída na cidade do mesmo nome, fica localizada na região da Galícia, noroeste da Espanha.

Foi construída entre 1075 e 1128, no estilo romântico, na época das cruzadas e sofreu várias reformas ao longo dos anos, que lhe adicionaram elementos góticos, renascentistas e barrocos. A origem da Catedral está ligada à descoberta do túmulo que se acredita ser de São Tiago (Santiago em espanhol), santo protetor da Espanha, o que a converteu no principal destino de peregrinação cristã da Europa, durante a Idade Média. Naquela época, a península ibérica estava praticamente toda tomada pelos mouros, o que manteve os cristãos confinados no extremo norte da região. Diante da ameaça da expansão muçulmana, a devoção ao apóstolo criou um ponto de referência para os cristãos espanhóis e solidificou a ideia de uma rota de peregrinos. Atualmente continua a ser um importante destino de peregrinação cristã, para o que contribui a renovada popularidade do Caminho de Santiago a partir dos anos 1990, possivelmente apenas menos popular que Roma e Jerusalém.

Img 8497 Catedral

A tradição diz que em 813 d.C, o bispo Teodomiro de Iria Flavia, identificou um pequeno templo romano, cujo interior se encontrava um sarcófago com o nome de São Tiago ou Tiago Maior (um dos 12 apóstolos de Cristo), o qual foi martirizado em Jerusalém no ano 44 e levado para a península ibérica.  O bispo dissera que um caminho de estrelas marcado por uma estrela fixa sempre brilhante (Campus Stellae), lhe apontaria a direção onde aquele sarcófago seria sepultado, daí mais tarde, Santiago de Compostela.

Exterior da Catedral

A catedral românica com planta de cruz latina foi construída em blocos de granito, coberta com lajes do mesmo material. A igreja está organizada numa nave principal e três naves laterais. O interior da catedral é dotado de naves laterais cobertas com abóbada de aresta, uma técnica usada na Roma Antiga. Já a nave central possui uma abóbada cilíndrica que se sustenta por arcos.

A fachada setentrional, chamada “fachada de Azabechería” (voltada para a região dos artesãos de Azabeche) foi construída com o estilo neoclássico.

Img 8473 2 Portal De Azabacheria
Portal de Azabechería

A fachada meridional, chamada de “Fachada das Praterías” (próxima da concentração dos artesãos de prata), foi construída no estilo românico entre 1103 e 1117 e fica em frente à Praça das Praterías com sua linda Fonte dos Cavalos.

No tímpano da porta da esquerda, aparece Cristo tentado pelos demônios e, no da direita, cenas da Paixão e da Adoração dos Reis Magos. Essa porta possui até hoje os relevos originais, e foi construída a partir de 1103 pelo mestre Esteban. 

Img 5975 Portal De Praterias
Portal das Praterías

A fachada oriental, chamada de “Fachada da Quintana” (localizada próximo do mercado – quintana), foi construída em 1700, no estilo barroco. “Quintana” é o equivalente de “praça”, e ambas as palavras designavam, na terminologia medieval, os espaços abertos de uso público. O imponente muro do Mosteiro de San Paio de Antealtares delimita o conjunto da praça pelo lado Leste, e foi fundado por Alfonso II no século IX para custodiar o recém-descoberto sepulcro do Apóstolo.

Na parte inferior, a ambos lados da porta, foram colocadas 24 figuras de profetas e apóstolos, originários do antigo coro, feitos de pedra.

Img 8552 Fachada De La Quintana
Fachada da Quintana
Img 8551 Convento De Sao Paio De Antealtares
Plaza de la Quintana e o Mosteiro de San Paio de Antealtares à direita

A fachada ocidental, conhecida como “Fachada do Obradoiro” (voltada para o canteiro de obras da construção da catedral), foi construída no período de 1738 a 1750. Essa parte da Catedral fica em frente à Praça do Obradoiro que possui outras construções importantes da cidade e que veremos no post da cidade.

Catedral Fachada Vera
Vera na fachada principal da Catedral

O Portal da Glória ou Porta Santa, construída em estilo barroco, só se abre nos anos santos de Jubileu. Trata-se de um exemplar importantíssimo da escultura românica, do grande escultor espanhol mestre Mateo, presente num pórtico de 3 arcos: a entrada da catedral e fim do Caminho de Compostela. Ela representa a história da salvação onde milhares de peregrinos paravam e ali depositavam sua mão e repetiam a profissão de fé: “Senhor, eu creio!”

Portal Da Gloria Detalhes
Detalhes do Pórtico da Glória

Interior da Catedral

Dentro da Catedral, à esquerda estão quatro profetas do antigo testamento, simbolizando a vinda de Cristo. À direita estão quatro apóstolos do Novo Testamento, simbolizando o anúncio de Cristo. No centro está Cristo, representando o templo, o mediador entre Deus e os homens. Na coluna central, está Santiago, o apóstolo, o enviado de Cristo que nos transmitiu essa fé.

Uma das tradições do ritual de quem visita a igreja é ir dar um abraço ao Apóstolo.  Sobe-se uma pequena escada localizada no lado direito do Altar Maior, no alto está a imagem de Santiago, a qual é abraçada por trás, e desce-se por outra escada no lado esquerdo do altar.

Img 5983 2

bota fumeiro (grande atração da Catedral de Santiago de Compostela), é usado da mesma forma que o incensário no altar, durante a procissão de entrada ou no final da Eucaristia e quando solicitado à catedral antecipadamente, para receber peregrinações. São necessários 8 homens para movimentá-lo, pois mede 1,50 metros e pesa 53 kg. Está suspenso na cúpula a uma altura de 20 metros, podendo atingir uma velocidade de 68 km por hora. É considerado um dos maiores do mundo.

visita ao túmulo de Santiago marca o final da peregrinação, onde muitos percursos são conhecidos como “Caminhos de Santiago” ou “Via Láctea”, saídos da França, Espanha e Portugal.

Tumulo De Santiago
Túmulo de Santiago
Img 5222
Pat e Carlinhos em frente à Fachada do Obradoiro

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Se preferir, preparamos seu roteiro personalizado.

Entre em contato conosco através de nossas redes sociais ou pelo email: contato@viagensespeciais.blog.br


1 comentário

  • LA CORUÑA – onde o sol se põe mais tarde – Viagens Especiais disse:

    […] na esquina do Oceano Atlântico com o Oceânico Cantábrico, 77 km ao Norte de Santiago de Compostella. Conta com um centro histórico muito agradável e várias praias mais apropriadas para o passeio e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.