Encontre um Destino

Filtre a sua pesquisa...


ou faça uma busca:

San Sebastian – praia e história juntas

Por: Patricia Lima
Visao Geral Praia
a orla de San Sebastian com Monte Urgull ao fundo

Antes de falar da beleza da cidade, cabe ressaltar que é a cidade que tem mais estrelas Michelin (pontuação gastronômica) por habitante do que qualquer outra do planeta!

Além disso é uma cidade linda com toda sua arquitetura história preservada e ainda à beira mar com lindas praias. A junção de tudo isso já da pra imaginar…..

San Sebastian (Donostia em Basco) fica no nordeste da Espanha na área conhecida como País Basco, na baía de Biscaia, perto da fronteira com a França. É tida como uma das cidades mais bonitas do país e teve no século XIX a presença constante de Isabel II que por problemas de saúde, passou a visitar a cidade durante o verão. E foi nessa época que a cidade recebeu mais influência da França, tanto na sua arquitetura quanto nos hábitos. Um desses exemplos é o Hotel Cristina construído no ano de 1912 pelo arquiteto francês Charles Mewès (o mesmo do Hotel Ritz – Paris e Hotel Carlton – Londres)

Como chegar?

San Sebastian fica a 450 km de Madrid.

  • de carro partindo de Madrid a viagem dura em torno de 5h
  • de avião fazendo escala em Madrid

Na cidade esqueça o carro pois a maior parte da cidade fica em uma área só para pedestres (Casco Antiguo) e se precisar pegue o ônibus local.

Praia New
praia e antiguidade caminhando juntas

O que fazer na cidade dos Pintxos?

  • provar os pintxos, claro, que na verdade são petiscos espetados no palitinho e acompanhados de pão ( um tapa espanhol mas ao estilo basco)
  • DICA: Não se irrite com os bares com papel no chão – lá isso é considerado que o bar é bom
  • Explorar a pé o centro histórico (Casco Antiguo ou Parte Vieja) com ruas estreitas cheias de lojas e bares de pintxos – visite a Praça da Constituição quando estiver lá, a Basílica de Santa Maria do Coro e a Catedral Bom Pastor.
  • Passear pela praia La Concha – imenso areal que fica lotada de gente pra lá e pra cá, com lindos postes Art Nouveau. Se tiver disposição para andar pode ir da Praia da Concha até a Parte Vieja.
  • Apreciar a área e a vista do edifício Kursaal junto ao canal, assim como a ponte linda com o mesmo nome – durante o por do sol é um espetáculo à parte. Vai valer lindas fotos
  • Visitar o Monte Urgull – fica entre as Praias da Concha e Zurriola. De lá você tem uma bela vista da cidade e no pico você vê uma grande escultura do Sagrado Coração.
  • Aquário Donostia – não cheguei a ir mas é muito recomendável para viagens com crianças
  • Subir de funicular ao Monte Igeldo – acesso no final da Praia da Concha A vista é linda de toda a cidade e da baía Atenção pois venta muito. Dias de chuva não vale a visita. Tem um parque infantil no topo do monte.

Gafes que os turistas cometem…

  • Procurar lixeira nos bares que já estão cheios de papel no chão
  • Entrar em bar limpo demais
  • Pedir mesa em bares onde todos estão amontoados em pé
  • Pegar os pintxos do balcão antes de falar com o garçom – ele primeiro te entrega um pratinho e aí vc pode ir pegando. Sua conta vai ser em função do número de palitinhos que vc comer além de outros itens quentes e bebidas que vc pode pedir à parte
  • Tentar achar o pintxo que comeu em outro lugar. Coma os sugeridos pelo bar ( geralmente escrito nos quadros) Cada um tem a sua especialidade
  • Beber sucos, pois eles consideram como sobremesa. Peça as bebidas típicas para esses bares: vinho, cerveja ou sidra
  • Quer sentar? Esqueça! Os bares espanhóis não são pra isso. Sentar só se você for almoçar ou se estiver com crianças
Prefeitura New
antigo cassino – hoje Prefeitura

No site da prefeitura você pode ter acesso a informações de locais para bicicletas, estacionamentos, transporte público etc

Site da prefeitura: https://www.donostia.eus/ataria/es/web/geodonostia/catalogo-de-mapas

Quando ir ?

Em julho o Festival de Jazz agita a cidade e é calor. Claro que nesse periodo você vai ter preços mais altos e a cidade mais cheia. E em setembro o badalado Festival Internacional de Cinema atrai visitantes para ver filmes de todo o mundo. Em outubro acontece o Festival Gastronomika que também leva muita gente à cidade.

Eu prefiro sempre ir na Primavera ou Outono que são períodos mais tranquilos mas claro que isso depende de cada pessoa.

Catedrao Interior 5 New
Catedral Bom Pastor
Catedrao Interior 4 New
Ponte Urgull New
ponte Kursaal
Ponte Kursaal New
Ponte Kursaal com Centro de Convenções à esquerda
Orla Movimentada New
orla movimentada em pleno abril
Funicular New
Entrada estação Funicular
Funicular 2 New
Subida Funicular
Vista Do Alto Do Funicular New
Patricia do alto do Funicular – vista da Baia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.