A cidade fica encravada entre montanhas e o Rio Salzach, com um centro histórico totalmente preservado. E prosperou na Idade Média quando o comércio de sal estava em ascenção.
O nome da cidade inclusive significa “Cidade de Sal”. Uma cidade pequena, encantadora e muito conhecida por ser onde nasceu o compositor Mozart em 1756.
A cidade abrigou um poderoso arcebispado entre os séculos 14 e 19 e hoje é uma simpática cidade universitária.
Quando visitar?
Fuja do inverno pois ele costuma ser rigoroso na região. O ideal é visitar na primavera ou no outono, quando as temperaturas são melhores e a cidade não está tão cheia.
Se estiver em Viena, aproveite para dar uma esticada e conhecer esse local tão lindo, que fica a 300 km de distancia ou cerca de 3h se optar por ir de trem.
O que ver?
- Fortaleza de Hohensalzburg – Nada mais lindo do que essa construção encravada no alto do morro, considerada um dos maiores castelos medievais da Europa. Ela foi erguida a mando dos príncipes arcebispos, com sua construção iniciada em 1077. No inicio era para ser uma fortaleza simples, com paredes de madeira mas no Sacro Império Romano os arcebispos expandiram seus domínios e ao longo dos anos as torres foram sendo construídas. O funicular hoje usado para acesso dos visitantes, foi inicialmente construído para acesso de mercadorias.
Existe uma lenda que diz que o príncipe Leonhard Keutschach se interessava mais por livros do que pela agricultura e por isso ele era zombado pelas pessoas da época que jogavam beterraba nele. Entretanto, após se tornar príncipe, ele incluiu uma beterraba no seu brasão para mostrar que apesar de tudo, ele tinha se tornado uma pessoa de alto prestígio.
Em 1857, com a inauguração dos trens para Viena e Munique, o turismo começou a crescer e o imperador Francisco José anulou o status de fortificação militar do castelo abrindo assim suas portas à visitação. A fortaleza foi totalmente remodelada no século 19. No início do século 20 ela foi usada como prisão durante a 1ª Guerra Mundial, mantendo prisioneiros italianos e ativistas nazistas.
A entrada completa com direito a visitar o interior do castelo com audio guia, o Museu de Marionetes, o Museu do Forte, e o Museu do Regimento Rainer além da subida e descida de funicular, custa 15,90 para adultos.
Site para compra dos ingressos: https://shop.salzburg-burgen.at/hohensalzburg/en
Ao descer pelo funicular, passe pela praça Kapitel , que fica bem ao lado da Catedral. Lá você vai poder admirar a escultura Sphaera do escultor alemão Stephan Balkenhos. Uma enorme esfera dourada com um homem no topo olhando fixamente para a montanha da fortaleza. Dizem que está olhando para uma mulher que está numa pequena gruta da montanha.
2. Catedral de Salzburg – edifício barroco da arquidiocese católica, do século 17 no centro da cidade e onde Mozart foi batizado. Nesse mesmo local existia uma pequena igreja que aos poucos foi tendo sua construção aumentada e modificada até a catedral que temos hoje no local. É a maior catedral romana dos países de língua alemã. Mozart também tocou várias vezes na igreja.
O corpo da igreja é pintado de cinza escuro e a fachada é ornamentada com mármore brilhante. A parte inferior da fachada tem 3 arcos com portas de bronze e entre as portas temos 4 esculturas representando a Diocesena e os patronos.
A parte central da fachada possui 4 estátuas dos evangelistas São Marcos, São Lucas, São João e São Mateus e representam a salvação oferecida por meio de sua pregação.
A cripta na sua forma atual só existe desde a reabertura da catedral em 1959. Antes disso, na área da atual igreja inferior, só havia criptas que podiam ser abertas a partir do chão da catedral (semelhante à vista nas capelas laterais), que serviram para o enterro dos arcebispos de Salzburg. O bombardeio na Segunda Guerra Mundial, que causou o colapso da cúpula, também destruiu essas tumbas e toda a área do piso sob a cúpula. Durante as obras de limpeza, foram encontrados muitos alicerces e restos de paredes dos edifícios anteriores da catedral barroca e decidiu-se colocar um forro de concreto e criar uma outra cripta.
O objetivo principal da cripta é ser o local dos cemitérios dos arcebispos de Salzburg. Desde 1619, com algumas exceções, todos os falecidos arcebispos de Salzburg (príncipe) foram enterrados na cripta ou nas tumbas anteriormente existentes. A cripta é dividida em salas diferentes.
Quando for visitar, informe-se anteriormente pois a Catedral tem sempre alguns concertos imperdíveis! O site da catedral é : https://www.salzburger-dom.at
3. Palácio de Mirabell – O palácio com seus jardins é um monumento listado como patrimônio cultural e parte do Centro Histórico da Cidade de Salzburg, Patrimônio Mundial da UNESCO.
O palácio foi construído pelo Príncipe Arcebispo Wolf Dietrich para sua Salomé Alt em 1606. Hoje é o cenário dos casamentos mais românticos em toda parte.
O nome Mirabell é um nome feminino da Itália e é composto por mirabile “admirável” e bella “bela”.
O antigo salão de baile é considerado um dos salões de casamento mais bonitos do mundo, e é conhecido como Marble Hall. Hoje, os escritórios do prefeito de Salzburg e da administração da cidade estão localizados no Palácio Mirabell.
Não deixe de passear pelos Jardins Mirabell que possui uma forma geométrica básica, característica do Barroco. A sua orientação visual para a Catedral e para a fortaleza dão ao jardim um efeito grandioso. Vai render lindas fotos!
4. Ponte de Makartsteg – ponte de pedestre, também conhecida como ponte dos cadeados, que dá uma linda vista da cidade e que em dias de sol rende ótimas fotos
5. Casa de Mozart – museu na casa onde Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756. A familia residia no 3o andar do prédio. A visita custa 12 euros
Site do museu : https://mozarteum.at
Além da cidade respirar musica por ser a cidade natal de Wolfang Mozart, ela também é muito conhecida por ter emprestado seus belos locais para a gravação do musical “A Noviça Rebelde”. Se você for apaixonado/a pelo filme, não deixe de fazer a excursão que vai te levar às locações, com direito às musicas do filme tocando durante o tour. Prepare-se para se emocionar….
Uma cidade encantada, com os Alpes ao lado. Não dá pra perder.
5 Comentários
Amo essa cidade. Meu sonho e conhece-la
Você vai adorar! é um encanto Salzburg
Gostaria de mais informações sobre o melhor período para se viajar para Áustria. E também sobre hotéis.
oi Lucia O melhor periodo para viajar é na primavera e outono onde você tem temperaturas mais amenas Mas por exemplo a primeira vez que eu fui, foi em março e peguei neve Hotéis vai depender da cidade que você vai. Posso te ajudar nisso quando você tiver datas definidas Se preferir pode entrar em contato pelo nosso whatsapp 21/981031766
Lucia, se vc estiver falando de hotel em Salzburg eu acho melhor se hospedar na área do Centro Histórico pois fica mais fácil para vc se deslocar para as atrações principais da cidade. Ou então perto da estação central – Salzburg Hauptbahnhof caso os hoteis do centro historico estejam com preços muito elevados. Nosso contato caso precise de mais ajuda 21/98103-1766