PRAGA – REPÚBLICA TCHECA
Há alguns anos atrás, Praga era um destino que os brasileiros pouco inseriam em seu circuito.. Hoje essa realidade mudou, e a cidade faz parte das cidades mais visitadas da Europa, recebendo anualmente em torno de 7 milhões de turistas ao ano, sendo muitos brasileiros.
O país tem 2 regiões: a maior, a oeste, chama-se Boemia e sua capital é Praga e a leste a região da Morávia. Praga é banhada pelo rio Moldava (Vltava em tcheco).
É uma metrópole que causa deslumbramento para todos que a visitam, com poucos registros do regime comunista que a dominava há 30 anos atrás, com monumentos impecáveis! Tem mais de mil anos de história, com lindas torres góticas se misturando a outras construções de estilo renascentista. E é o país com mais consumo per capta de cerveja do mundo, consumida normalmente em grande canecões com 2 dedos de colarinho.
Um ponto importante: a maior parte das atrações se concentra numa área relativamente pequena, o que faz com que dê para se conhecer muita coisa linda andando a pé. E se prepare para ir e voltar várias vezes pela ponte Charles, que além de linda rende otimas vistas da cidade de ambos os lados, castelo, torres, igrejas etc. E tudo isso banhado pelo lindo rio Vltava!
Quando ir?
Prefiro sempre primavera ou outono, onde o número de turistas é um pouco menor e temos temperaturas ótimas para quem quer caminhar bastante e até curtir um friozinho, mas o verão é a época com mais eventos ao ar livre e dias mais longos. E também quando as cervejarias ficam lotadas com dias mais animados, lembrando que no verão de lá as temperaturas ficam em torno de 20 graus durante o dia e em torno de 10 graus à noite, e os preços um pouco mais altos. Mas sugiro fugir dos feriados, se quiser andar com mais facilidade. E no inverno? Bom se você gosta de clima frio, pode ser também uma opção desde que leve bastante roupa apropriada para poder sair e passear em temperaturas em torno de -5 graus. Em resumo: quem define a melhor época é você de acordo com seus gostos pessoais.
Quanto tempo ficar?
Sugiro no mínimo 4 dias para poder curtir e explorar tudo que a cidade tem para te oferecer, lembrando que claro se quiser ficar mais dias não vai se arrepender. Caso fique 3 dias, sugiro reservar 2 dias para a área central – Old Town e 1 dia para a região do castelo (do outro lado da ponte).
Como chegar?
Não existe vôo direto para Praga saindo do Brasil. Eu cheguei por Paris e fiz o resto de carro, pois ia pela Alsácia (leste da França) e depois Alemanha e Republica Tcheca. Claro que tinha mais tempo para viajar e por isso optamos por ir de carro. Para quem quer ir direto, os vôos mais rápidos costumam fazer escala em Paris ou Frankfurt, na Alemanha. Mas em geral o roteiro mais conhecido que inclui a cidade é : Budapest, Viena, Praga e Berlin. Uma cidade mais linda do que a outra, mas Praga é a mais acolhedora!
Como visitar a cidade?
Não se preocupe com carro, pois a maior parte das atrações da cidade podem ser percorridas a pé, além de também possuir um ótimo sistema de transporte, caso esteja cansado ou tenha que subir ladeiras. É uma ótima cidade para se caminhar, lembrando que muitas ruas são de paralelepípedo, e por isso sugiro um calcado confortável como tênis ou botas. Eles possuem lá dois tipos de passes turísticos: o Prague City Pass e o Prague Card. Com o Prague City Pass você tem entrada liberada para vários pontos turísticos, além de incluir dois tours, um pela cidade e outro de barco pelo rio e pode ser adquirido online pelo site. Com o Prague Card você também tem entrada liberada em alguns pontos turísticos e uso ilimitado do transporte publico, podendo ser adquirido para 2, 3 ou 4 dias de acordo com seu interesse pelo site.
Viajar de ônibus é uma outra boa opção e você precisa adquirir um ticket individual com duração de 30 ou 90 minutos e que serve para todos os transportes públicos e podem ser comprados em máquinas amarelas que aceitam apenas moedas. Importante: não há cobrador e nem catraca nos ônibus. Você precisa validar seu bilhete SEMPRE. Se preferir, a cidade também conta com metrô que eu particularmente acho uma pena pois o bom é ir vendo tudo que a cidade tem de bonito, e que não é pouca coisa não…. Dica: evite pegar taxi na rua e em zonas muito turísticas pois existe a grande possibilidade de pegar taxistas desonestos. O uber funciona muito bem na cidade.
Onde ir ?
- Praça da Old Town _ Cidade Velha – Esse é o melhor lugar para você começar sua visita. A praça é considerada o coração de Praga e onde você vai ser deparar com os monumentos mais importantes, além de barraquinhas com souvenirs, comida e claro cerveja. A estação de metrô mais proxima é a Staroměstská (linha verde no metrô; linhas 17 e 18 nos bondes). Nela você pode observar a Igreja Nossa Senhora de Tyn, o antigo prédio da prefeitura de 1364 com sua torre gótica e o famoso relógio astronômico e a Igreja de São Nicolau onde acontecem diversos espetáculos de musica clássica que podem ser comprados pelo site da igreja. No centro da praça existe também uma enorme escultura de Jan Hus – padre que criticava a venda de indulgências pela igreja e que por isso foi queimado vivo. Passe um tempo curtindo a atmosfera da praça, sempre cheia e movimentada com visitantes de todo o mundo.
- Igreja Nossa Senhora de Tyn – começou a ser construída no séc. XIV e é a construção mais imponente da praça com suas magníficas torres góticas. Entretanto achar sua entrada não é nada fácil. Você vai precisar entrar em direção a algumas lojas que ficam em frente e de lá entrar num beco para achar a entrada da igreja.
- Relógio Astronômico – construção medieval de 1410, que fica na parede da antiga Prefeitura, e é o 3o relógio astronômico mais antigo do mundo e foi totalmente restaurado há alguns anos atrás. Sugiro parar e admirar os inúmeros detalhes que ele possui Lá os turistas se acumulam de hora em hora para ver 12 apóstolos saírem de suas janelas e acenar para a “multidão” de turistas e a performance termina com o canto de um galo de ouro e o toque do enorme sino no topo da torre, sendo que esse espetáculo dura em torno de 20 segundos apenas. Sugiro quando estiver na praça, subir a torre para apreciar do mirante de cerca de 60 metros de altura a linda vista da cidade, mas prepare-se pois costuma estar bem cheia ao longo do dia. Para fugir da multidão vá nos primeiros horários ou no final do dia. Você vai se admirar pois é uma vista digna de conto de fadas.
- Ponte Carlos – um dos pontos mais simbólicos da cidade que leva o nome do rei mais admirado do pais – Carlos IV. Foi inaugurada em 1390 e fechada ao tráfego depois da 2ª Guerra Mundial. Você precisa passar lentamente de um lado a outro do rio para sentir o clima da cidade e apreciar sua vista. Aconselho também um passeio ao entardecer ou à noite quando ela está com menos turistas e a vista é igualmente deslumbrante. Ela tem 30 réplicas de estátuas góticas e santos católicos e reúne também cantores, pintores, dançarinos e vendedores Ao passar por ela não deixe de tocar na estátua em bronze de São Nepomuceno que, segundo a lenda, dá sorte e te fará retornar à cidade! Se quiser apreciar a vista, suba em uma das torres mas atenção pois ela fica numa entrada bem discreta .
- Castelo de Praga – foi fundado em torno do ano de 880 é um dos maiores castelos do mundo com 70.000m2 e considerado Patrimônio Cultural da Unesco. Foi a sede do poder dos reis da Boêmia, imperadores romanos e presidentes. Lá você encontra a Catedral de São Vito, o antigo Palácio Real e a Basílica de São George, além de ter uma bela vista do alto da cidade. Para visitar o castelo, você precisa comprar os tickets pelo site.
- Passeio de Barco pelo rio Vltava (Moldava em português), a maioria com 1 hora de duração, vai te render belas vistas da cidade e ótimas fotos.
Algumas dicas:
- visto – não é exigido para brasileiros com permanência de até 90 dias no país. Entretanto leve os documentos obrigatórios como passaporte, passagem de ida e volta, comprovante de recursos e seguro saúde.
- gorjeta – é algo comum e esperada no país e fica entre 10 e 15% do valor total da sua conta mas ela não costuma ser colocada no valor da sua conta. Esse é um beneficio que você calcula e dá para quem o atender.
- língua falada – apesar de ser o tcheco, o turista consegue se comunicar muito bem com o inglês na capital, mas nas regiões mais afastadas essa já não é uma pratica comum.
- segurança – é uma cidade muito segura para o turista mas claro que nos pontos turísticos mais cheios, o turista precisa estar mais atento aos seus objetos pessoais como carteira, dinheiro, câmera etc Não podemos esquecer que estamos em uma cidade grande.
- conforto – use tênis ou sapato baixo. Andar é a principal forma de conhecer a cidade e com ruas de paralelepípedos e muita gente, nada melhor do que um bom tênis.
- hospedagem – independente de ficar em hotel, albergue ou apto, ficar na área central ajuda muito todo seu processo de conhecer a cidade em função da redução das distâncias e consequentemente deslocamento. A cidade é dividida em 10 regiões e a área central é conhecida como Praga 1. Claro que por isso também é a região com preços um pouco mais elevados mas lembrando que Praga ainda é uma cidade mais barata do que outras capitais famosas da Europa. A região de Karlín ( Praga 8 ) pode ser uma boa opção caso você prefira ficar em uma região mais tranquila fora do centro mas que também conta com ótimos restaurantes e cafés.