Também chamado de Monumento aos Navegantes, é o local de onde partiam as naus e caravelas no tempo das Descobertas.
Às margens do Rio Tejo, o monumento representa a homenagem aos tempos gloriosos de Portugal como pioneiro marítimo. Época em que o país era responsável por desbravar novas rotas, fincar bandeira e espalhar sua língua por terras desconhecidas.
Foi erguido como parte das celebrações dos 500 anos da morte do Infante D.Henrique, príncipie português, responsável pelo início da expansão marítima do país, e em homenagem as figuras históricas envolvidas nos descobrimentos portugueses, pelo arquiteto Cottinelli Telmo .
O grande marco lisboeta tem o formato de uma caravela, com a estátua de Infante D. Henrique em sua proa, comandando a maior equipe de navegadores do mundo. Nomes como Vasco da Gama (primeiro a chegar à Índia por vias marítimas), Bartolomeu Dias (desbravador do Cabo da Boa Esperança), Fernão de Magalhães (o primeiro a cruzar o Estreito de Magalhães) e Pedro Álvares Cabral.
A concepção arquitetônica é do arquiteto Cottinelli Telmo e as esculturas são de Leopoldo de Almeida.
Os descobridores Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, o Infante D. Henrique e o poeta Luís Vaz de Camões são alguns dos heróis portugueses homenageados neste monumento lisboeta, situado no bairro de Belém.
Do alto do Padrão dos Descobrimentos é possível ter uma das vista mais belas do rio e de várias outras partes de Lisboa. São, ao todo, 56 metros de altura e a subida até o topo é feita por intermédio de um elevador.
Dica
Ao visitar o bairro de Belém, não deixe de conhecer, ainda, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e a loja dos Pastéis de Belém, todos já em nosso blog ( clique no link de cada local).
O melhor é começar o passeio pela Torre de Belém, depois seguir para o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro e, por fim, saborear o delicioso pastel de Belém.
Gostou das dicas? Siga-nos nas nossas redes sociais @vivendo50emais
Preparamos seu roteiro personalizado. Entre em contato pelo email contato@viagensespeciais.blog.br