Encontre um Destino

Filtre a sua pesquisa...


ou faça uma busca:

Orvieto – antiga capital Etrusca

Por: Patricia Lima

Orvieto é uma pitoresca comuna medieval da região da Úmbria.

Fica a 121 km de Roma (ao sul de Siena) e 165 km de Florença. Das duas cidades, há trens partindo para Orvieto. A cidade tem em torno de 25.000 habitantes e muita história para contar. Construída no alto de um monte de rochas, o que lhe dá uma característica de “parada no tempo”.

Foi a capital dos etruscos no século VI e VII a.C e atualmente é conhecida também por ser uma região vinícola. Seu vinho branco, Orvieto Clássico, é dourado e refrescante, e bastante exportado.

A cidade é impregnada do cheiro das magnólias, plantadas em suas ruelas e que marcaram minha memória olfativa. Comprei um perfume que só uso quando quero voltar a esse tempo.

Centro Historico 1
Centro Histórico
As Magnolias 2
magnólias pelo caminho…

O que fazer

  • Subir de funiculare
  •  Duomo de Santa Maria e Capela San Brizio
  •  Palazzo dei Papi onde funciona o Museo dell’opera Del Duomo
  •  Torre dos Muros
  •  Pozzo di San Patrizio
  •  Fortezza Dell´Albornoz

A Fortaleza de Albornoz é o primeiro ponto turístico que você vê, chegando de funiculare. Atualmente é um jardim público com um anfiteatro. Eu cheguei desta forma e já fui impactada com a deslumbrante vista da região.

Fortaleza De Albornoz 3
Fortaleza de Albornoz
Fortaleza De Albornoz
Fortaleza de Albornoz
Fontana Na Piazza Da Fortaleza
Fontana da Piazza da Fortaleza

Duomo de Orvieto

Siga direto para a Piazza Del Duomo e surpreenda-se com a bela Duomo de Orvieto, catedral em estilo gótico. Construída a partir do século XIII (demorou três séculos até o final da construção), tem a fachada em mosaico de ouro, estátuas com os símbolos dos Evangelistas e as laterais em mármore travertino.

Quando o sol bate, demonstra mais ainda todo o seu esplendor.

Pare em frente e contemple sua majestosa imponência. Garanto que você não esquecerá essa cena jamais. Não deixe de visitar seu interior, pois a imponência externa permanece na parte interna. A porta esculpida com cena da Gênesis é outra peça artística dessa imponente catedral.

A Catedral de Orvieto é considerada a 2ª mais bela da Itália (em 1º lugar a Duomo de Florença) e reconhecida como uma das mais belas catedrais da Europa, construída a partir de 1290 por um mestre desconhecido e continuada pelo italiano Lorenzo Maitani. A construção foi ordenada pelo papa Urbano IV para receber uma relíquia católica e sua construção durou três séculos.

A igreja reúne diversos estilos arquitetônicos, com predominância do gótico e do românico. A fachada tem três cúspides, sendo decorada com mosaicos reluzentes de ouro e intrincados baixo-relevos, esculturas de bronze, uma imponente roseta, um mosaico que representa Nossa Senhora (com cenas da Natividade de Maria, de seu casamento, da apresentação no templo e da Anunciação.), estátuas de mármore travertino nos nichos, que representam os doze apóstolos e três grandes cúspides (por dentro, entalhes, afrescos e outros mosaicos retratam figuras bíblicas com uma riqueza de detalhes impressionante). É uma das mais altas expressões da arquitetura gótica italiana. A lateral da igreja é decorada em mármores bicolores.

Vale destacar a Capela da Madonna di San Brizio, um anexo acrescido no século XV, com afrescos de Luca Signorelli sobre o Juízo Universal, que alternam cenas do Apocalipse e de Redenção. O trabalho artístico foi de tanta importância que inspirou Michelangelo na criação dos afrescos da Capela Sistina, em Roma.

Anualmente, ocorre a solene procissão de Corpus Christi revivendo em festa a cerimônia religiosa e popular. Uma grande multidão se reúne para participar das liturgias e momentos de oração dedicados à festa da Santíssima Eucaristia e o cortejo imaginário da vida medieval nos faz voltar no tempo.

Whatsapp Image 2021 02 08 At 17.06.29
frente da Duomo de Orvieto
Catedral Interior 12
Capela de San Brizio
Catedral Interior 11
Catedral Orvieto 7
Whatsapp Image 2021 02 08 At 17.25.55

Outras atrações

A cidade também tem uma parte subterrânea, com poços, túneis e galerias. Em torno de 1200 cavernas cavadas artificialmente. Com o passar dos séculos os túneis tiveram vários destinos, esconderijos, passagem de produtos contrabandeados, produção de azeite, conservação de produtos e principalmente vinho.

Visite o histórico Pozzo di San Patrizio com 53 metros de profundidade, 13 metros de largura e 248 degraus. Foi construído entre 1527 e 1537, para abastecer de água a cidade, no período que o Papa Clemente VII lá se refugiou, fugindo de Roma que estava sendo atacada pelo Imperador Carlos V.

Entrada Do Pozzo
Entrada do Pozzo

Outro ponto turístico que não deve passar em branco é a Torre Del Moro, com 47 metros de altura e com uma vista deslumbrante em 360º de toda a região em torno de Orvieto.

Torre Del Moro 2
Torre del Moro

Passeie sem pressa pelas ruelas de casas medievais e aprecie o cuidado com a decoração das paredes das casas, as sacadas floridas, as lojinhas charmosas, os cafés e deliciosos restaurantes. A cada esquina uma surpresa.

Lojas Orvieto
video de uma procissão pela cidade de Orvieto

Quando ir

A região do norte da Italia merece ser visitada nas estações mais brandas, ou seja, primavera ou outono. Nessa época você consegue passear melhor e curtir a cidade com menos movimento.

A gastronomia é baseada em queijos, salames, trufas, massas e excelentes vinhos.

Então, inclua Orvieto em sua próxima viagem a Itália, e surpreenda-se com tanta história e beleza.

Veja abaixo a localização da cidade

Gostou do nosso post? Siga-nos nas nossas redes sociais @vivendo50emais

Preparamos seu roteiro personalizado. Entre em contato conosco pelo email contato@viagensespeciais.blog.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.