Encontre um Destino

Filtre a sua pesquisa...


ou faça uma busca:

Moustiers Sainte-Marie e Gorges du Verdon

Por: Patricia Lima

Moustiers Sainte-Marie é uma aldeia que fica no inicio do Grand Canyon du Verdon(Gorges du Verdon). Gorges = garganta. Essa cidade está listada como Les Plus Beaux Villages de France. É uma cidade que parece que parou no tempo, esculpida nas pedras, muito charmosa com suas construções, seu aqueduto, muralhas e fontes. Ela exite um pouco de perna para tanto sobe e desce de suas ruas já que ela fica numa colina íngreme.

Partimos de Nice pela manhã e chegamos depois de 2h e 30min. É no interior da França, na região chamada de Alpes de Haute Provence. Não aconselho fazer dessa forma pois as estradas são estreitas e com muitas curvas, o que torna o ir e vir no mesmo dia um pouco cansativo. Se gostar de interior e de curtir cidades pequenas, escolha uma pousada ou hotel e fique por lá uma noite e continue viagem no dia seguinte.

A lenda

Ao chegar em Moustiers, já olhe para o alto à procura de uma estrela entre duas colinas, mesmo que sua visita seja durante o dia. Diz a lenda que um cavaleiro medieval chamado Blacas que era prisioneiro dos sarracenos no período das Cruzadas, prometeu à Virgem Maria erguer uma estrela nos céus de Moustiers caso fosse libertado. E assim ocorreu e até hoje vemos lá uma estrela. Ao buscar mais informação, fiquei sabendo que a estrela tem cinco pontas, é folheada a ouro e seu tamanhoé de 125 cm, sustentada por uma corrente de 135m

Além disso, encontramos muitas lojas e Ateliês fechados provavelmente em função do frio e consequentemente poucos turistas na região. Mas as que estavam abertas já deram um charme especial ao local.

A cidade é a região de uma cerâmica branca tipica de lá chamada Faiança, tanto que é conhecida como a cidade da Faiança.
E é o que mais se encontra nas diversas lojinhas da cidade, além claro dos azeites e azeitonas que são cultivados e fabricados na região. Se a viagem por aqui for feita entre junho e agosto, vale à pena ir de Aix en Provence até Moustier passando pela cidade de Valensole e apreciar as maravilhosas plantações de lavanda e até mesmo de girassóis da região. Vão render belas fotos…

Moustier saint marie
a colina com a estrela no meio
Moustier saint marie
exemplos de faiança
Moustier saint marie
as lojinhas de Moustiers e as peças de faiança
Moustier saint marie
Aqueduto construído sobre o rio Adou para distribuir água aos moinhos
Moustier saint marie
Moustier saint marie
Moustier saint marie

A igreja Notre-Dame de l’Assomption é uma igreja românica originada em um mosteiro criado no século V pelos monges. A igreja foi construída no fim do século XII . Ao longo dos séculos foi local importante de peregrinação. Foi classificada como Monumento Histórico em 1913.

Moustier saint marie
Torre da Igreja Notre Dame de l’Assomption
Img 0689
Pat e Carlinhos conhecendo a linda aldeia de Moustiers
a simpática Moustiers Sainte-Marie

E ao lado dessa cidade, fica o lindooooo Lago de Sainte-Croix. Uma vista magnifica, com um canyon chamado de Gorges du Verdon ( garganta) ou desfiladeiro de Verdon. Durante o verão nos disseram que fica muiiiito cheio em função claro da beleza do local e dos variados esportes aquáticos. Pedalinho, caiaque etc. Mas se quiser uma época mais calma, com menos gente, ai sugiro fazer esse passeio na primavera ou outono. Entretanto, se o vento Mistral estiver soprando, eles fecham o acesso ao canyon mas dá pra fazer os passeios pelo lago. Tem também para quem gosta, o voo de parapente. Deve ser uma visão magnifica com certeza.
Abaixo algumas fotos que claro não conseguem mostrar toda a beleza do local que tem água azul turqueza, sem nenhum exagero. Nada como a nossa vista…

Gorges du Verdon
uma beleza indescritível
Mapa Rota Verdon
Mapa da Rota de Verdon

Quando ir

Cidades e locais charmosos otimos para se visitar. Moustier vale à pena fora do Reveillon pois a cidade estava praticamente toda fechada. Deu pra sentir como o local é lindo mas assim como as outras cidades da Provence, reveillon não é a melhor época.

O lago tem diversos esportes aquáticos durante o verão assim como escaladas pelos canyons e otimas trilhas para caminhada. Além das temperaturas mais agradáveis, durante o verão é também a época de menos chuvas. A chance de chover em agosto é de apenas 12%.

De qualquer modo, independente da época, essas cidades têm um “tempo” diferente de levar a vida. E isso faz toda diferença quando vivemos em uma cidade grande e queremos viver novas experiências em cidades menores. Se for no interior da França, melhor ainda…

Como ir

De avião – não é o melhor meio de transporte para chegar à região de Gorges du Verdon. O aeroporto mais próximo é o de Marselha (MRS) só que a distância até o Verdon é de cerca de 100km, ou seja, mais de uma hora depois do avião.

De trem – A França tem uma malha ferroviária de fazer inveja, mas Moustiers e a região do Verdon não tem trem como opção de acesso. Acho que por opção mesmo de isolamento rsrsrs

De ônibus – existe um ônibus que sai de Marselha para Castellane e que passa por Moustiers-Sainte-Marie. De qualquer forma, se quiser ir visitar os lagos da região, vai precisar de carro.

De carro – a melhor opção para se chegar a cidades mais afastadas e com mais natureza, ou seja, praticamente fundamental para você conhecer bem a região.

Img 0559
Pat em Moustiers Saint Marie
Img 0819
Pat no por do sol do Lago

Gostou do nosso post? Siga-nos nas nossas redes sociais @vivendo50emais

Fazemos seu roteiro personalizado. Entre em contato pelo email: contato@viagensespeciais.blog.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.