É uma visita imperdível por sua importância e beleza. Obra prima da arquitetura portuguesa foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1983, e uma das 7 Maravilhas de Portugal. É considerado um dos mosteiros mais bonitos da Europa.
O Real Mosteiro de Santa Maria de Belém ou Mosteiro dos Jerônimos, como é mais conhecido, foi fundado pelo rei D. Manuel I, no século XVI, se tornando um dos mais importantes pontos turísticos de Lisboa. O Mosteiro é um ponto alto da arquitetura manuelina (profusão de elementos religiosos, náuticos e régios em pedra) misturando elementos do gótico português e do renascimento. Sua construção teve início em 1502 (logo após o descobrimento do Brasil) e passou por inúmeras alterações sendo que no século XIX foi incluída outra edificação, onde hoje estão o Museu Nacional de Arqueologia e parte do Museu da Marinha.
Para ocupar o mosteiro foram escolhidos os monges da Ordem de São Jerônimo (daí a designação Mosteiro dos Jerónimos), com funções claras como rezar pela alma dos reis e dos navegantes que dali partiam para terras distantes.
Os monges habitaram o local até a extinção das ordens religiosas no século XIX . O mosteiro foi então entregue à Real Casa Pia de Lisboa (instituição destinada ao acolhimento e educação de órfãos e à recuperação de mendigos).
Pontos de interesse
. IGREJA E SACRISTIA – possui planta em cruz latina, composta por três naves. No altar-mor, encontra-se uma pintura de Lourenço de Salzedo com cenas da Paixão de Cristo e a Adoração dos Magos. A igreja também serve como um panteão, abrigando os túmulos do poeta Luís de Camões, do navegador Vasco da Gama e do rei D. Sebastião. Anexa à igreja fica uma ampla sala da sacristia, construída entre 1517 e 1520. As catorze pinturas a óleo representam cenas da vida de S. Jerónimo.
. CLAUSTRO – Um dos pontos altos da visita são os claustros do mosteiro constituídos por dois andares abobadados e uma planta quadrada, de cantos cortados, formando um octógono virtual. Nele estão diversos estilos arquitetônicos conjugados, junto a símbolos religiosos e elementos naturalistas. Impossível não se impressionar com a riqueza dos detalhes que decoram as colunas e janelas abertas do claustro. No local encontra-se o túmulo do escritor português Fernando Pessoa.
. SALA DO CAPÍTULO – com uma porta imponente, abriga o túmulo do escritor Alexandre Herculano e pode ser acessada a partir de 2 grandes portas no corredor do Claustro. Essa sala foi temporariamente utilizada como panteão de outras personalidades mais recentes da História de Portugal para depois serem transladadas para o Panteão Nacional.
. REFEITÓRIO – com destaque para sua abóboda polinervada e abatida, além de paredes revestidas por azulejos do século XVIII.
. BIBLIOTECA – nesse espaço ficava uma biblioteca que chegou a abrigar 8 mil obras no auge do mosteiro. Atualmente fica na sala uma exposição permanente que conta a história dos 500 anos do Mosteiro dos Jerônimos.
Como ir
O mosteiro fica no Bairro de Belém no endereço: Praça do Império 1400, Lisboa
Ingressos
Existem várias opções de ingressos para o Mosteiro, podendo ser comprados no local ou pela internet, o que é sempre a melhor opção para reduzir a espera em longas filas. A entrada da Igreja é gratuita.
No primeiro domingo do mês a entrada ao Mosteiro é gratuita.
Gostou das dicas: Deixe seu comentário e siga-nos nas nossas redes sociais @viagensespeciais__
Se preferir, preparamos seu roteiro personalizado. Entre em contato através do email: contato@viagensespeciais.blog.br