Uma vila que fica na Ilha de Tinharé, na Bahia. A região é conhecida como Costa do Dendê.
Ela era habitada pelos índios tupinambás e em 1536 Martim Afonso de Souza desembarcou na ilha e a batizou com nome de Tynharéa. Durante o período colonial ocorreram muitos ataques das esquadras francesas e das holandesas. Era uma época de muitos ataques dos índios tupinambás e aimorés à população do continente o que levou à uma rápida povoação das ilhas, incluindo o povoado denominado Morro de São Paulo. A região era uma entrada estratégica para o Canal de Itaparica até o Forte de Santo Antônio na Bahia, hoje chamado Farol da Barra.
O canal de Tinharé era responsável pela entrada de abastecimento para a região. Hoje seus monumentos históricos do período colonial são protegidos pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Suas praias não têm nomes tão criativos: primeira, segunda, terceira, quarta e quinta – Encanto.
Da primeira vez que fui, em 1995, as praias eram praticamente desertas com alguns pescadores morando nelas e que faziam os peixes para o almoço conforme pedido dos visitantes. A travessia era da mesma forma que hoje em dia, mas com menos opções, mas poucas pessoas visitavam a ilha, o que fazia dela um paraíso perdido…
O que fazer
Além de muita praia e sol…
– passeio de barco dando a volta pela Ilha de Itanharé, saindo da 3a praia. Recomendo muito e você pode conhecer as Praias de Boipeba, e as piscinas naturais de Guarapuá e Moreré. Guarapuá é um povoado com cerca de 600 moradores sendo a maioria pescadores e com 2 km de uma praia linda!
-praia da Gamboa : uma outra praia para visitar. Dá para ir a Gamboa de barco. Gamboa é um pequeno vilarejo que fica na Ilha de Tinharé e é vizinho da vila de Morro de São Paulo. Pela sua proximidade à vila, muitos pensam que a praia de Gamboa faz parte de Morro, mas é outro povoado. Os barcos saem para Gamboa do porto de Morro e em menos de 15 minutos já estamos no destino e custa em média de 10,00 a 15,00 por pessoa. Se preferir ir a pé, você pode seguir a trilha que sai da Fonte Grande, perto da pracinha central de Morro. Não é uma trilha difícil e no caminho você passa por outras praias menores. Para isso você deve ir na maré baixa e uma hora antes de sair também busque a maré baixa.
– pôr do sol – um espetáculo à parte no lado sul da Ilha, no lado do Cais e da Fortaleza
– fortaleza de Tapirandu – ao lado do Cais
– mergulho – com uma natureza privilegiada, essa atividade não poderia deixar de ser especial. Você pode ficar só com snorkel vendo a maravilha de peixes na Terceira e Quarta praia. Se preferir mergulho de cilindro, existem também algumas operadoras que fazem passeio de barco com mergulho.
– tirolesa no morro – uma descida linda de 300 metros com uma altura de 57 metros, que vai do farol até a primeira praia e que custa em torno de R$ 60,00.
– observar baleia jubarte – se estiver na ilha em setembro, esse é o mês principal do nascimento dos filhotes das baleias que migraram da Antartida. Existem passeios de observação coordenados pelo Projeto Baleia Jubarte e operadoras de turismo. Link para info e reservas: http://www.baleiajubarte.org.br/projetoBaleiaJubarte/
– passeio pela vila – ela tem 2 ruas principais onde você encontra todos os bares, restaurantes, lojinhas e caixas eletrônicos, além de uma pracinha com uma noite “agitada” e com agências de viagem para contratar seus passeios.
– terceira praia – Em frente à Terceira Praia existe uma ilhota rodeada de corais. A famosa Ilha do Caitá. Conseguimos admirá-la bem quando a maré estiver baixa. Ao seu redor há um excelente ponto para mergulho onde podemos ver várias espécies de peixes. Outra boa opção para os que sabem nadar considerando que esta ilha fica bastante próxima, além da natação, e o caiaque, na beira do mar existe um ponto de aluguel.
Qual a praia mais bonita? A 4ª praia
E a mais badalada? A 2ª praia, tanto de dia quanto à noite.
Como chegar
– de catamarã ou lanchas partindo de Salvador – a saída é em frente ao Mercado Modelo e dura em torno de 2 horas de viagem
– de lancha rápida partindo de Valença (para quem estiver passeando pelo litoral de carro ), a travessia dura 15 minutos. Nesse caso o carro fica estacionado em uma das garagens existentes em Valença até o retorno da ilha.
– de avião/ taxi aéreo – os vôos saem de Salvador direto para Morro de S Paulo
– de avião direto para Valença (vôos só aos sábados) – e de lá com a lancha rápida mencionada acima
Onde ficar
Se você prefere agitação, o melhor é ficar na segunda praia bem perto da região dos bares e restaurantes.
Diferente de antigamente quando Morro era um lugar pouco conhecido, a hospedagem não é das mais baratas. Uma pousada bem simples custa em torno de 200,00 por dia dependendo claro da época do ano e dos feriados.
Na terceira e quarta praia você tem ótimas pousadas com mais luxo e toda infra-estrutura para você curtir e relaxar, além de ser mais longe da área mais cheia.
Quantos dias ficar
Como o acesso não é tão rápido, sugiro ficar ao menos 3 dias inteiros para fazer mais de um passeio e poder sentir o clima do local. Um paraiso!
Gostou das dicas? Deixe seu comentário
Se precisar, fazemos um roteiro personalizado para você. É só entrar em contato por aqui ou pelas redes sociais @vivendo50emais
3 Comentários
o gaucho quer depois da vacina
Otimo! Se não conhece vai adorar! Se precisar de ajuda é só entrar em contato conosco pelo: contato@viagensespeciais.blog.br ou pelas redes sociais Abs
nada mal!!!