A cidade de Lugo é a mais antiga e mais populosa da Galícia, noroeste da Espanha, com 100.000 habitantes. Originalmente celta, tem seu nome em homenagem ao Deus Lug ou Lugh e posteriormente também recebeu influências romanas, pois em 23 a.C teve ali o acampamento militar da legião do senador romano e depois rei Paulo Fábio Máximo, recebendo o nome de Luco Augusto (em latim Lucus Augusti). Deste período numerosos restos romanos estão expostos no Museu Provincial, no Centro Histórico.
Em Lugo, como em toda a Galícia, o idioma é o galego, um dos quatro idiomas oficiais da Espanha – além do castelhano, do catalão (Catalunha) e do euskera (País Basco).
Destacam-se também as populares festas realizadas na cidade como o Arde Lucus em junho, que relembra o passado romano com banquetes, fogueiras, mercados de artesanato e casamento celta, além das Festas de San Froilán em outubro. Ambas festas atraem à cidade mais de um milhão de visitantes.
O que visitar
- Muralha Romana – única no mundo que preserva uma história de mais de 17 séculos, e foi classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2000. Entre as antigas muralhas da Espanha, essa merece destaque. Construída no final do século III e princípio do século IV d.C, possui um formato quadrangular e esquinas redondeadas. Sua altura varia de 8 a 12 m, e os cubos semicirculares que a compõem têm um diâmetro entre 10 e 13m. Atualmente, a muralha possui 10 portas de acesso que se comunicam o interior da parte histórica e com a zona moderna da cidade. Algumas destas portas foram abertas na Idade Média ou a partir do século XIX, enquanto outras foram construídas em época romana.
- Catedral de Santa Maria – em sua variante conhecida como a Virgem dos Olhos Grandes, padroeira da cidade. Uma visita ao templo nos permite apreciar os vários estilos que compõem sua estrutura. Sua construção iniciou-se no ano 1129 no mais puro estilo romântico e finalizou-se em 1273.
- Centro Histórico – concentrado no interior das muralhas, é restrito a carros, sendo muito agradável caminhar por suas ruas e ruelas e ir descobrindo as construções bem preservadas. Na Praça Maior, você ainda observa alguns vestígios romanos e excelentes amostras de seu passado medieval, a porta de entrada dos peregrinos de Santiago de Compostela (Lugo faz parte do trajeto de peregrinação), casas com arcadas e edifícios curiosos como o da loja de artesanato Triskel, de cujas janelas simpáticas bruxas tudo observam. Elas enfeitam vários lugares em toda a província, sendo boas e más, conforme lendas e tradição galega.
Guarda também ruidosas e aromáticas casas de tapas da agitada Rua Nova, no centro, fazendo jus à tradição boêmia e gastronômica que reina na Galícia. Quando você pede algo para beber são servidas “tapas”, nome dos aperitivos espanhóis e não são cobrados. Também são oferecidos “raciones” que são pequenas porções de comida.
Como chegar
O aeroporto mais próximo é de Santiago de Compostela que está a 94 quilômetros e de Madri são 500 km que também podem ser percorridos de trem. Se estiver em Santiago, vale passar um dia em Lugo para conhecer essa charmosa cidade intramuros.
Gostou das dicas? Siga-nos nas nossas redes sociais @viagensespeciais__
Se preferir, fazemos seu roteiro personalizado. Entre em contato através do email: contato@viagensespeciais.blog.br