Encontre um Destino

Filtre a sua pesquisa...


ou faça uma busca:

Lençóis Maranhenses – Beleza Única

Por: Patricia Lima
Vista Geral Lencois
vista geral dos Lençóis

Uma área preservada no Maranhão, onde a paisagem é realmente de se perder o fôlego. Nunca tinha visto nada parecido e infelizmente muitos brasileiros ainda não conhecem. Mas deveriam!!!

Lencois Maranhenses

Onde ficar?

A cidade mais perto é Barreirinhas e onde a maioria das pessoas usa como base para conhecer a região, principalmente pela praticidade.

Com o passar dos anos, a cidade ficou muito urbana e por isso muita gente prefere ficar em Santo Amaro do Maranhão ou Atins onde a tranquilidade está mantida.

Atins
povoado de Atins

O que fazer ?

  • apreciar as belas dunas e suas lagoas
  • fazer passeio pelos rios e manguezais Eu visitei o Rio Preguiça de barco e é um passeio que vale muito fazer. Você se sente literalmente navegando no meio de uma floresta
  • visitar Alcântara a partir do cais da Praia Grande em São Luís, cidade que era habitada pelos índios tupinambás. Era endereço da aristocracia rural nos séculos 18 e 19.
  • comer nos bares e restaurantes de Barreirinhas na Beira Rio, perto de onde dia o letreiro da cidade. E lá você também pode assistir música ao vivo à noite

Os passeios nas Lagoas precisa ser contratado com guias locais e em Barreirinhas você tem várias opções . As lagoas são muitas mas fique tranquilo que você não vai enjoar. Todas têm areia cristalina e não tão quentes o que permite o passeio por elas, além das águas com temperatura ideal. As mais visitadas são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita e costumam ser feitas em passeio de meio período em veículos 4 x 4. Em geral cada um leva seu lanche ou o próprio guia tem algumas coisas para vender mas eles possuem um cuidado especial para que nenhum lixo seja deixado no local. Na minha visita uma lata de refrigerante caiu na água durante o lanche e imediatamente os guias locais mergulham para retirar. E me disseram: se não cuidarmos, não teremos mais essa beleza!

O passeio pelo Rio Preguiça é feito por voadeiras, contratadas no meu caso em Barreirinhas, cidade onde fiquei. Esse é um passeio que dura o dia todo, pois vamos passeando pelo rio e parando em alguns locais como as praias de Caburé e Atins, e as Dunas de Vassouras. É um passeio lindo e que vale aproveitar! Quando parar em Mandacaru, siga direto para visitar o Farol e ver a vista da região. Caso demore, a fila que se forma é enorme e você pode desanimar…

Na parada de Vassouras, é comum aparecerem muitos macaquinhos engraçadinhos da região. Tenha cuidado pois eles enfiam as mãos nas bolsas e até abrem mochilas atrás de alimentos!

Uma boa opção para visitar Lençóis é chegar por São Luis. Ficamos alguns dias lá na volta e conhecemos alguns locais (assunto para outro post), entre eles a linda Ilha de Alcântara, cidade que era habitada pelos índios tupinambás. Foi endereço da aristocracia rural nos séculos 18 e 19.
É conhecida como a cidade que parou no tempo e também por abrigar a base espacial brasileira para lançamento de foguetes, devido à sua localização estratégica. A viagem é feita de barco e dura cerca de 1 hora saindo do cais da Praia Grande, São Luis.

Alcantara Chegada A Ilha 2
chegada à Alcântara
Atins 2
povoado de Atins
Dunas De Vassouras 3
dunas de Vassouras
Lagoa Azul Lencois
Lagoa Azul em Lençóis
Rio Preguica 5
passeio pelo Rio Preguiça
Visao Rio Preguica Lencois
Vista geral Rio Preguiça

O que comer?

  • arroz de cuxá é um dos pratos típicos da região – essa comida reflete os hábitos das culinárias portuguesa, indígena e africana, junto com o toque árabe do arroz. Feito com a planta vinagreira(possui esse nome em função do seu azedinho típico), gergelim, camarão seco, farinha de mandioca seca – base da alimentação do índio – e pimenta-de-cheiro. Eu adorei apesar de ser algo bem diferente do que costumamos comer no sudeste do Brasil.
  • peixes e crustáceos – de todas os tipos e tamanhos….
  • provar os sorvetes com frutas da região – são varias como jambo, cupuaçu, murici, cajá, caju(totalmente diferente do que comemos no resto do país, mais doce), seriguela etc

Quando ir ?

  • início da época seca ou seja entre junho (2a quinzena) e setembro (1a quinzena). No primeiro semestre tem muita chuva na região e são elas que absorvem o lençol freático que depois transborda formando as lindas lagoas que vemos. Por isso a melhor época é a partir de junho quando começa a época da seca. Quanto mais cedo nesse intervalo você for, mais lagoas cheias você vai encontrar.

Se for em junho ou início de julho, aproveite para passear nas ruas da capital e ver o folclore tipico da região, o Bumba meu Boi que ser mantém desde o século XVIII. É uma festa  com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi. As fantasias são incríveis e a cidade gira em torno dessas comemorações.

Mandacaru Vista Farol
Mandacaru – vista do Farol
Pat Lencois
Beleza de perder de vista….
Vassouras Pat
as ruínas de Vassouras
Vista Geral Lencois 2

Enfim, Lençóis Maranhenses é um impactante, um lugar único e sem sombra de dúvidas o lugar mais incrível é original do nosso país que já conheci!

Não dá pra perder.
E você já conhece esse paraíso?
Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.