La Corunha ( La Coruña em espanhol) é um importante porto histórico localizado na região das Rias Altas, na Galícia, Espanha.
Fica na esquina do Oceano Atlântico com o Oceânico Cantábrico, 77 km ao Norte de Santiago de Compostella. Conta com um centro histórico muito agradável e várias praias mais apropriadas para o passeio e a contemplação do que para o banho, por conta das frias temperaturas do mar. Tem uma das mais longas orlas da Europa.
A cidade tem uma história interessante. Foi de lá que partiram milhares de galegos rumo à América, incluindo o Brasil, entre os séculos XIX e XX.
Tem uma vida cultural agitada e a orla repleta de bares e restaurantes, o que a torna uma cidade bastante alegre e agitada com espetáculos, cassino, concertos e festivais. A enseada é palco de regatas nacionais e internacionais de vela e de remo.
O grande destaque da cidade é a Torre de Hércules, um farol romano do século II d.C, o mais antigo do mundo em funcionamento. Foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2009. A torre fica numa colina a 60m acima do nível do mar. De lá você tem lindas vistas da cidade, principalmente se resolver subir o mirador que possui uma escada de 234 degraus.
A lenda da Torre de Hércules: Conta a lenda que existia nessas terras um gigante chamado Gerión que aterrorizava a todos os habitantes do povoado. Pediram ajuda a Hércules que enfrentou o gigante por três dias, Hércules vence e corta a cabeça do gigante, enterrando-a no local e sobre ela manda construir uma torre comemorando a sua vitória.
Se diz também que a primeira pessoa a habitar essas terras já livres foi uma mulher chamada Crunna, cujo nome batizaria a nova cidade. Seu arquiteto foi Cayo Servio Lupo natural de Coimbra, Desde 1448 no escudo da cidade aparecem representadas a Torre de Hércules e a cabeça do tirano Gerión.
No centro histórico medieval de La Coruña fica a Praça de Maria Pita, erguida em 1860, onde fica o edifício do conselho (Ayuntamiento), que alberga a maior coleção de relógios da Europa.
Maria Pita é a protagonista indiscutível da história da cidade. Durante o ano de 1589, Sir Francis Drake, corsário da marinha britânica, assedia La Coruña como castigo por seu apoio enviado um ano antes pelo Rei Espanhol contra a Inglaterra. Durante a luta, a população se refugia e oferece resistência mas o inimigo consegue acessar a cidade, causando um grande número de mortos e feridos. Nesse momento Maria Pita derruba e mata o líder inglês, arrebatando sua bandeira. Com essa atuação, os “coruñenses” abatidos se transformam e se lançam sobre o inimigo que retrocede, salvando a cidade.
O centro histórico e a Cidade Velha é onde se encontram construções religiosas como a Igreja de Santiago, a mais antiga da cidade; a Colegiada de Santa Maria do Campo, com um museu de arte sacra e o Convento de San Domingos que formam um conjunto de singular beleza.
Quando ir
De março a setembro, quando as chuvas têm menos intensidade do que no meses de inverno. Mas se estiver por perto, não deixe de ir mesmo que seja em outra época do ano. Não vai se arrepender!
Site oficial de turismo da cidade: Clique aqui
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui
Se preferir preparamos seu roteiro personalizado.
Entre em contato pelas nossas redes sociais @viagensespeciais__ ou pelo email contato@viagensespeciais.blog.br