Se quiser um relax no centro de Buenos Aires, vale à pena visitar esse espaço, com uma preservada arquitetura da época colonial.
A igreja foi fundada em 1745 para abrigar o primeiro mosteiro de freiras na cidade. A construção do convento começou em 1727, após o pedido formal feito ao rei Felipe V da Espanha. Em 27 de outubro de 1717, o monarca concedeu ao padre permissão para erguer a construção de um mosteiro, para até 40 mulheres.
O projeto foi encomendado aos irmãos jesuítas Juan Andrés Bianchi e Juan Bautista Prímoli, que já tinham projetado varias obras como: o Cabildo, o Colégio e a Igreja de San Ignacio, a Igreja de Pilar, a Igreja de Nossa Senhora da Merced, a Igreja de São Francisco e a Capela de San Roque e a Catedral de Córdoba.
Dom Dionísio de Torres Briseño, pregador presbítero de Sua Majestade, prometeu contribuir com 40.000 pesos e algumas propriedades com as quais o Convento de Santa Catalina de Siena foi fundado. Sua morte entretanto interrompeu as obras por vários anos e elas foram retomadas em 1738, pelo governador Miguel de Salcedo que convocou uma licitação. O vencedor foi Juan de Narbona, que decidiu expandir o projeto original e mudar a construção que anteriormente era nas atuais ruas do México e Defesa, em frente ao Hospital del Rey, para a chamada “Maçã do Sino”, pertencente à família Cueli, limitado pelas ruas de San Martín, Viamonte, Reconquista e Córdoba.
Em 21 de dezembro de 1745, o templo e o mosteiro foram inaugurados para abrigar cinco religiosas e cinco aspirantes do Convento de Santa Catalinana do estado de Córdoba.
O edifício foi construído inteiramente de tijolos e cal e possui 2 andares com 2 claustros imponentes.
A estrutura principal, de 1776, é de madeira talhada, dourada, com uma altura máxima de 12 metros. Seu autor foi Don Isidro Lorea, entalhador espanhol. Seu estilo é uma síntese do barroco, rococó e neoclássico.
Em 1889, um prédio foi construído em frente ao Mosteiro, onde hoje é o Centro Comercial: “Galerías Pacífico”.
Ambos foram declarados Monumento Histórico Nacional em 1975 e foi moradia das freiras até 1974 quando o prédio foi doado para o Arcebispado de Buenos Aires.
Merece a visita! Em alguns dias existem visitas guiadas.
Endereço: San Martín 705
Siga-nos nas nossas redes sociais: @vivendo50emais.
Se preferir, fazemos seu roteiro personalizado. Entre em contato conosco pelo email: contato@viagensespeciais.blog.br