Encontre um Destino

Filtre a sua pesquisa...


ou faça uma busca:

Igreja e Mosteiro Santa Catalina – Buenos Aires

Por: Patricia Lima

Se quiser um relax no centro de Buenos Aires, vale à pena visitar esse espaço, com uma preservada arquitetura da época colonial.

Frente


A igreja foi fundada em 1745 para abrigar o primeiro mosteiro de freiras na cidade. A construção do convento começou em 1727, após o pedido formal feito ao rei Felipe V da Espanha. Em 27 de outubro de 1717, o monarca concedeu ao padre permissão para erguer a construção de um mosteiro, para até 40 mulheres.

O projeto foi encomendado aos irmãos jesuítas Juan Andrés Bianchi e Juan Bautista Prímoli, que já tinham projetado varias obras como: o Cabildo, o Colégio e a Igreja de San Ignacio, a Igreja de Pilar, a Igreja de Nossa Senhora da Merced, a Igreja de São Francisco e a Capela de San Roque e a Catedral de Córdoba.

Dom Dionísio de Torres Briseño, pregador presbítero de Sua Majestade, prometeu contribuir com 40.000 pesos e algumas propriedades com as quais o Convento de Santa Catalina de Siena foi fundado. Sua morte entretanto interrompeu as obras por vários anos e elas foram retomadas em 1738, pelo governador Miguel de Salcedo que convocou uma licitação. O vencedor foi Juan de Narbona, que decidiu expandir o projeto original e mudar a construção que anteriormente era nas atuais ruas do México e Defesa, em frente ao Hospital del Rey, para a chamada “Maçã do Sino”, pertencente à família Cueli, limitado pelas ruas de San Martín, Viamonte, Reconquista e Córdoba.

Em 21 de dezembro de 1745, o templo e o mosteiro foram inaugurados para abrigar cinco religiosas e cinco aspirantes do Convento de Santa Catalinana do estado de Córdoba.

O edifício foi construído inteiramente de tijolos e cal e possui 2 andares com 2 claustros imponentes.

Img 2334
entrada da Igreja Santa Catalina
Img 2337
altar-mor da Igreja Santa Catalina
Piso
piso mosaico na entrada da Igreja Santa Catalina

A estrutura principal, de 1776, é de madeira talhada, dourada, com uma altura máxima de 12 metros. Seu autor foi Don Isidro Lorea, entalhador espanhol. Seu estilo é uma síntese do barroco, rococó e neoclássico.

Altar Mor
detalhe do altar-mor
Img 2340
corredor do Mosteiro
Img 2339
escada de acesso ao 2o andar do Mosteiro Santa Catalina
Img 2338
pátio externo
Img 2343
pátio interno com café
Olympus Digital Camera
Pat no pátio interno

Em 1889, um prédio foi construído em frente ao Mosteiro, onde hoje é o Centro Comercial: “Galerías Pacífico”.

Ambos foram declarados Monumento Histórico Nacional em 1975 e foi moradia das freiras até 1974 quando o prédio foi doado para o Arcebispado de Buenos Aires.

Merece a visita! Em alguns dias existem visitas guiadas.
Endereço: San Martín 705

Siga-nos nas nossas redes sociais: @vivendo50emais.

Se preferir, fazemos seu roteiro personalizado. Entre em contato conosco pelo email: contato@viagensespeciais.blog.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.