Não dá para falar de Guimarães, sem contar um pouco da história de Portugal, pois dizem que foi lá que nasceu Don Afonso Henriques se nomeou o 1º rei de Portugal. É o queridinho dos portugueses, porque foi o responsável pelas maiores conquistas territoriais do país. Como não existem documentos que comprovam o local de nascimento (as cidades de Viseu e Coimbra disputam esse título), é em Guimarães que estão as maiores referências dele e onde se iniciou a conquista pela independência, por isso é chamada de “Berço de Portugal”.
Guimarães está na região norte de Portugal, sendo uma linda cidade histórica fundada no século X d.C. Está localizada a 25 km de Braga (igualmente linda e que falaremos em outro post), e a 55 km do Porto, e dá para fazer um bate e volta. Com seu centro histórico entre muros, a cidade permanece preservada com suas varandas de ferro, balcões, casas senhoriais, arcos, claustros, torres e ruas estreitas. Em 2001 foi classificada pela UNESCO como Patrimônio Histórico Mundial e andar por ali, sem pressa, nos dá sensação de termos sidos transportados para aquela era medieval.
Quando seguimos para o Paço dos Duques de Bragança, deparamos com a estátua de D. Afonso e no interior do paço, um museu com tapeçarias flamencas retratando as conquistas portuguesas no norte da África. Visite a bucólica Capela São Miguel, onde D. Afonso Henriques foi batizado e o Castelo de Guimarães, que serviu de residência real.
Para ver detalhes para a sua visita dos locais acima, sugiro acessar o site. O funcionamento é diário de 10h às 18h
Uma outra dica de passeio é subir no teleférico até o Monte da Penha para visitar o Santuário de Nossa Senhora e ter uma bela visão do norte de Portugal. E se for até lá, procure pela pequena capela de Santo Elias. Ela fica embaixo de uma rocha. Dizem que lá as pessoas com insônia resolvem seu problema. A imagem do santo ali é bem emblemática, pois ele está dormindo.
A charmosa Praça de Santiago, que recebeu esse nome por acolher os peregrinos que na Idade Média se dirigiam à Santiago de Compostella, e o Largo de Nossa Senhora da Oliveira, são cheios de cafés e restaurantes e no verão recebem edição do cinema ao ar livre. Estando ali, vale uma visita ao Convento de Santa Clara e Casa do Arco.
Não deixe de fotografar o pedaço de muralha que ostenta a frase “Aqui nasceu Portugal.”