Bilbao é uma cidade espanhola no norte da Espanha, que tem uma atração imperdível o Museu Gugenheim. Para chegar a Bilbao saímos de Madrid, e esse percurso leva umas 4h pois são quase 400 km. Uma opção é parar em Burgos para almoçar, pois fica no caminho e que farei também um post pois foi uma parada especial!
O Museu tem uma forma arrojada e o projeto gerou duvidas pois não se acreditava que as formas se mantivessem seguras. No projeto, cuja obra foi do arquiteto americano Frank Gehry, trabalhou um grupo na Espanha e outro em Los Angeles e o resultado foi realmente espetacular. Não é á toa que ele traz hoje tantos turistas para a cidade de Bilbao!
A parte externa é toda coberta de titânio, curvas e que lembram escamas de peixes. Visto do Rio, o prédio tem a forma de um barco em homenagem à cidade portuária de Bilbao. Algo lindo mesmo de se ver…
O ingresso para o museu custa 13 euros e não abre às segundas feiras. Sugiro sempre comprar com antecedência pelo site do museu:
Quando visitamos, na área externa estava exposta uma das esculturas que mais adoro e que vi pela primeira vez no Pompidou em Paris, quando Louise de Bourgeois ainda era viva: a escultura Maman. Ela me causa grande impacto sempre. É uma aranha toda feita de bronze, aço e mármore e tem cerca de 10m de altura.
A parte interna também é espetacular. Os 3 andares se organizam em torno do átrio central num espaço cheio de curvas e todos os espaços possuem exposições interessantes.
Não tivemos tempo de explorar a parte antiga de Bilbao conhecida como “Casco Viejo”. Um bairro bom para andar suas vielas, bares e lojas. E nessa regão ou perto do rio, é o melhor lugar para se hospedar. Fica pra próxima!