Firenze fica na região da Toscana, na Itália. É um verdadeiro museu a ar livre. São tantas atrações que não dá para falar em um único post. Então vamos nesse post falar do entorno de sua magnífica Duomo, ou seja onde fica o Centro Histórico de Florença, e onde acontece grande parte da vida cultural e artística da cidade.
O que ver ?
- Piazza Signoria – Ao sair da Praça Duomo, considerada o centro religioso da cidade, sugiro caminhar em direção à Piazza della Signoria, o centro político de lá. Na época do Império Romano, nessa área existia uma estação termal mas foi pavimentada no século XIV e desde virou o local de reunião. Na praça além da agitação habitual, você encontra o lindo e emblemático Palazzo Vecchio, a Loggia dei Lanzi, a Fontana del Nettuno, o Gucci Museo e a cópia de David, de Michelangelo. E ao lado fica a Galleria Uffizi. Ou seja é o coração da cidade, e sem duvida o lugar mais animado onde os turistas se reúnem para ouvir os artistas locais que usam a praça como palco. Da ultima vez que estive lá, sentei em um café na praça e logo em seguida se apresentou um coral todo vestido com roupas medievais e fizeram uma linda apresentação!
- Palazzo Vecchio – Sua construção em estilo gótico começou em 1299 e durou 15 anos. Sua imponente torre tem 94 metros de altura e tem em sua fachada vários brasões que representam a Republica de Florença e seus aliados. Era sede do governo e depois se tornou residência dos duques da Toscana. Sempre foi o símbolo político da cidade. Seu sino de bronze original com 530 kg, era ouvido a uma distância de 16km , servindo para convocar o povo para tomar consciência dos negócios do Estado, era onde se declaravam as guerras, se recebiam personalidades estrangeiras e onde se coroavam os heróis. Tem em frente à esquerda uma enorme réplica da escultura de David (a original encontra-se desde 1873 na Galleria dell’Academia). Hoje abriga os escritórios da prefeitura e da câmara municipal e alguns dos seus salões se transformaram em museus e estão abertos à visitação. No seu interior estão expostas obras de Agnolo Bronzino, Michelangelo, Buonarroti e Giorgio Vasari, além de poder visitar alguns apartamentos dos Médicis. Sobre a fachada principal encontra-se a Torre de Arnolfo (Torre di Arnolfo), um dos emblemas da cidade. Ao visitar o palácio prepare-se para se encantar com a linda sala “Salone dei Cinquecento”. Caso você se interesse pode visitar as escavações arqueológicas do antigo Teatro Romano no subsolo do palácio. Caso queira visitar o museu, a torre e as escavações, reserve em torno de 2-3 horas.
- Logia del Lanzi – um pequeno museu ao ar livre ao lado do Palazzo Vecchio. Na verdade são pórticos com várias esculturas que ajudam a embelezar a praça que já é linda! Lá podemos ver as esculturas “Perseu segurando a cabeça da Medusa” de Cellini, “O Rapto das Sabinas” de Giambologna entre outras. Uma área para sentar e observar!
- Galeria Dell’Accademia (Galeria da Academia de Belas Artes de Firenze) – antigo edifício da 1ª.academia de artes da Europa que se transformou em museu em 1873. É o segundo museu mais visitado da cidade, atrás apenas da Galeria Uffizi. É lá que você encontra a peça original do David de Michelângelo (escultura de mármore branco com 5,15m), obra prima conhecida mundialmente, além de mais 6 obras extraordinárias do artista, como os quatro prisioneiros que são 4 esculturas diferentes de figuras masculinas semi esculpidas, isto è, não completamente acabados, que dão a impressão de estarem presos no bloco de mármore procurando uma maneira de sair da pedra. Como esse é um museu muito concorrido, sugiro adquirir o bilhete antes ou contratar um guia local. Uma outra boa opção é visitar no horario mais cedo, quando o museu não está tão cheio. Para o bilhete acesse :
https://www.florence-museum.com/br/bilhetes-galeria-academia.php
- Galleria Uffizi – foi construída entre 1560 e 1580 por Giorgio Vasari. O museu mais visitado de Firenze possui salas exclusivas para os maiores artistas renascentistas como Da Vinci, Rafael, Boticelli, Michelângelo, Rembrandt, Tiziano e muito mais. Lá você verá por exemplo as pinturas “O Nascimento de Vênus” de Botticelli e o “Baco” de Caravaggio. É sem dúvida uma das maiores coleções e mais ricas do mundo. E talvez por isso esse é o museu conhecido como aquele que tem filas intermináveisssss, mesmo que vc tenha o ingresso. Sugiro chegar bem cedo ou então caso você não seja tão apaixonado por arte e queira só dar uma olhada geral, pode chegar 1 hora antes de fechar quando a quantidade de pessoas costuma reduzir. Mas assim como os outros monumentos, precisa comprar e reservar antes.
- Acesse o site: https://www.florence-museum.com/br/bilhetes-galeria-uffizi.php.
Com as visitas acima você estará tendo a oportunidade de conhecer jóias da arte mundial. Se ainda tiver energia para seguir adiante, a proxima visita pode ser em direção a Ponte Vecchio que fica a cerca de 100m da praça e que será assunto de outro post. Firenze tem espaço para muitos posts! De qualquer maneira um passeio na Ponte Vecchio é indispensavel para vc sentir a beleza da cidade ao redor do rio.
Se gostou deixe seu comentário ou nos siga nas nossas redes sociais.