Ir a Patagônia argentina e não conhecer o Glaciar Perito Moreno (classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO) é como comer um hambúrguer sem se lambuzar ou o ditado “Ir a Roma e não ver o Papa”. É a 3ª maior geleira do mundo, perdendo apenas para a Antártida e o Polo Norte.
A cidade de El Calafate é pequena, em torno de 22 mil habitantes, mas nem por isso, menos charmosa, como a maioria das cidades de frio. É também chamada de “O reinado de Cristina Kirchner”, onde ela possui alguns hotéis, restaurantes e uma casa de veraneio.
Quando ir ?
A alta temporada é de outubro a fevereiro quando o clima é mais seco e ameno. Na baixa temporada o clima é frio e úmido. Não vá nos meses de julho e agosto porque é muito frio e pouco irá aproveitar o lugar que tem belas paisagens além da geleira. Fomos em dezembro e as cores da geleira eram intensas e todo o restante de muita beleza.
O Glaciar fica a 1:30h do centro da cidade e pode ser visto de vários ângulos, sem a necessidade de escalada.
O local tem uma excelente infra-estrutura com passarelas para observação, mas se quiser mais emoção, pode pegar uma embarcação e chegar mais perto das geleiras Upsala e Spegazzini e ouvir o barulho que fazem os blocos de gelo ao se desprenderem. É majestosa toda aquela extensão de gelo. Todo o complexo das geleiras é maior do que a Cidade de Buenos Aires.
Se você gosta de aventura, aproveite para fazer trekking Big Ice sobre o Glaciar. O Parque Nacional Los Glaciares oferece diversos passeios imperdíveis.
Mesmo no verão, leve todos os acessórios de inverno, além de filtro solar e óculos escuros, pois vai utilizar. O cair da noite é bem frio, inclusive no verão.
Passeie pela Laguna Nimez, um santuário de aves que fica a 500 metros do Lago argentino. Alugue um binóculo e aproveite a vista.
Outro lugar de visitação interessante é Punta Gualicho, um sítio arqueológico a 9 km de El Calafate, as margens do Lago Argentino, onde você poderá ver as pinturas rupestres das cavernas. Essas cavernas foram descobertas em 1877, por Perito Moreno, dai o nome do glaciar.