A região do Piemonte, no norte da Itália é famosa por seus vinhos Barolo que é considerado o rei dos vinhos. E foi por isso que resolvemos dar uma passada por lá para apreciar na fonte, além claro de conhecer uma cidade que faz parte do circuito do vinho de lá.
E foi aí que fomos parar em Alba. Não ficamos hospedados lá pois optamos por escolher um local estilo Agriturismo onde a hospedagem é em uma casa transformada em hotel no meio dos vinhedos. Isso bem perto de lá, uns 20km no máximo.
a praça principal de Alba
E durante o dia fomos passear e conhecer a cidade. Tem cerca de 30 mil habitantes e fica na província de Cuneo, e é rota de passagem dos amantes do vinho e da boa mesa. Mas pra completar, a cidade ainda abriga a Feira de Trufas brancas e se você quiser saborear essa iguaria e participar desse evento, programe-se para ir em outubro, mês em que a feira acontece, pois começa a temporada à caça das trufas brancas na Itália, que vai até dezembro. As trufas brancas são na verdade fungos que encontram nessa região o ambiente ideal para se desenvolver, e são tão valiosas que são conhecidas como “ouro branco”.
E pensa que acabou por ai? Nãoooo. A região é grande produtora de avelãs e a cidade abriga a fábrica da Ferrero. Agora completou né?
Vinho, trufa, e chocolate! quer mais alguma coisa? Se achar que estão faltando os queijos, a região tem uns 50 tipos diferentes de queijos deliciosos, sendo o mais conhecido o Castelmagno que é feito de leite de vaca de uma raça dessa região, que são alimentadas com feno ou forragem fresca.
só mesmo um pouco de historia pra completar…
Alba é uma cidade medieval que foi construída na época da Roma Antiga. Ela fica no centro da região chamada de Langue (língua em italiano) que na verdade é uma enorme planície da província de Cuneo repleta de vinhedos e plantações de avelãs. Afinal a Ferrero é aqui e eles usam muiiiita avelã para fazer a deliciosa Nutella que aqui é encontrada em diversos tamanhos e tipos de embalagens!
Uma coisa importante: adapte-se ao horário das cidades em que estiver. Almoço é almoço e jantar é jantar! Cada um no horário certo e não nos horários mais tarde que gostamos de fazer quando estamos de férias. Se resolver fazer isso, não vai conseguir nada. Nem pão!!!!! E para visitar os museus, igrejas etc, veja antes os horários e dias porque no caso de Alba a catedral estava fechada no dia que fomos visitar e só conseguimos ver a parte de fora mesmo…
Depois de uma boa caminhada pela cidade e suas ruelas, resolvemos pensar no almoço… e tínhamos gostado de um restaurante que vimos na chegada e resolvemos voltar lá. Restaurante Larossa: Um simpático local, atendimento detalhista e atencioso da hostess Patrizia (mal do nome….), regado a um bom vinho e com um menu degustação de primeira linha!
restaurante Larossa em Alba
entradas para degustar…
amuse- bouche no Larossa
mais uma entradinha deliciosa
o fantástico ovo pochê com creme grana padano
um file com verduras crocantes
uma massinha delicia : agnolotto
talharim com ragu de salsicha
vitelo com molho indescritível…..pra comer de colher de tão macio
e claro nosso acompanhamento de primeira!
Por essas e outras que recomendo e muiiiito a ida ao Restaurante Larossa quando estiver ou passar por Alba! E me conte depois se não estamos certos….
3 Comentários
Gostei das dicas.
Só uma pequena correção: é amuse-bouche…tradução literal “entreter a boca” ou seja aperitivo.
Bel Apesar do atraso, dica corrigida. Obrigada
Olá Patrícia Lima,
Adorei as dicas de sua viagem à cidade de Alba, na Itália.
Muito legal essa ideia de compartilhar dicas de viagem.
Ainda estou com “água na boca” das delícias gastronômicas. Parabéns!