Encontre um Destino

Filtre a sua pesquisa...


ou faça uma busca:

Castelo de Fontainebleau – residência real

Por: Patricia Lima

São 8 séculos que marcam a história desse castelo medieval! Desde 1137 abrigou diversos reis e imperadores franceses, cujo maior atrativo era a proximidade de uma das florestas mais lindas da França muito usada para prática da caça. Todos adoravam passear pelos bosques com clima temperado considerado bom para a saúde, além de aproveitar a rica natureza.

Frente Castelo New

Conhecido como o Palácio dos Reis, quase todos os soberanos franceses passaram por Fontainebleau. De Francisco I a Luís VX, de Henrique IV a Napoleão III, os Bourbons, os Orléans, os Bonaparte. Toda dinastia que passou por lá deixou sua marca, mudando ou acrescentando itens que fizeram enriquecer ainda mais a beleza do local.

É um patrimônio totalmente preservado incluindo seu mobiliário e decoração em geral, tais como objetos, pinturas e esculturas ao gosto e estilo da época, indo desde o estilo Renascentista.

Um passeio lindo e imperdível que fica a apenas 60km ao sul de Paris, na cidade de Fontainebleau. Dá para ir, passar um dia e voltar. Uma verdadeira história da arte e da arquitetura francesa, classificado como Patrimônio Mundial da Unesco.

Area Lateral New
lateral castelo – uma noção da quantidade de salas a visitar…

O que ver

Prepare-se para andar bastante e se maravilhar com a beleza do local! São cerca de 1.500 cômodos e 120 hectares de parques e jardins, incluindo o jardim do Renascimento Francês, (inspirado pelos jardins do Renascimento Italiano), o Jardin à la Française (o estilo favorito de Luís XIV), e o projeto paisagístico de um jardim inspirado pelo estilo inglês.

Aproveite também para visitar os museus internos do castelo e conferir um pouco da vida dos reis e rainhas que viveram nesse belíssimo local.

. Escada principal – ela tem o formato de ferradura (Fer-à-Cheval) em função da prática de caça apreciada pela nobreza e dá um ar renascentista ao local.

A Escada New
Pat na escada em formato de ferradura na entrada do castelo

. Museu Napoleão I – por onde começa a visita. Diferente de outros castelos, esse possui diversas lembranças históricas dele e de sua família durante todo o período do seu império, de 1804-1815, e totalmente mobiliado. A sala do trono do rei é incrivelmente linda!

Museu Napoleao
sala de Napoleão com o antigo trono do rei intacto
Museu Napoleao 2
o berço do futuro rei de Roma

. Capela da Trindade – a visita é feita por cima inicialmente, pois o acesso é pela ante câmara do camarote real.

Capela Da Trindade Detalhe New
detalhe das paredes da Capela da Trindade

. Galeria François I – uma obra prima renascentista! Construída para uso exclusivo privado do Monarca François I, e onde se pode ver diversos brasões encrustados nas paredes, além de esculturas e afrescos delicadamente construídos.

Galeria Francois
Galeria François
Brasao Francois New
Brasão de François I
Brasao 2 New2
detalhe da salamanca
  • Galeria de Diana – uma área espetacular . Um corredor de quase 80 metros que foi construído para ser o local para o passeio da Rainha. O teto tem cenas de Diana – deusa da caça- pintadas. Essa foi uma das áreas restauradas por Napoleão III que acrescentou uma biblioteca a esse espaço.
Biblioteca
Galeria Diana, hoje biblioteca
Teto Da Biblioteca New 1
detalhe da pintura do teto da biblioteca
  • Quarto das Rainhas – utilizado por todas as rainhas desde Maria de Médicis até a Imperatriz Eugenia. Um aposento lindo mas com estilos misturados. Em 1786 Marie Antoniette decorou o quarto mas sua cama só chegou depois dela ter sido executada.
Quarto Da Rainha New
quarto das rainhas

Galeria de Pinturas – várias salas com pinturas do século XVII

Galeria de Mobiliário – fica no térreo do castelo, no apto de Caça, e possui uma série de obras do século XVIII ao XX .

O castelo era a residência favorita de Napoleão e ele o restaurou depois da Revolução Francesa.

Foi lá onde ocorreu a morte prematura do filho de Louis XV, e onde também foram assinados vários tratados importantes que marcaram os territórios da Europa, sendo o mais marcante a assinatura do Tratado de Fontainebleau onde Napoleão abdicou do trono e foi para o exílio em abril de 1814.

Sala De Baile 2 New
sala de baile
  • Jardins do Castelo – não deixe de visitar! Projetado pelo André Le Nôtre, pode ser menor do que de outros castelos da França mas é lindo. E grande parte dessa beleza se deve a François I que após visitar a Itália, resolveu trazer para os jardins o estilo renascentista italiano e combinar com estilo gótico francês. Se puder dar um passeio pela cidade, não vai se arrepender, pois é uma cidade bem charmosa e pitoresca.
Porta De Tras
jardins
Geral Castelo
Jardins
Jardins New

Quando ir

A alta temporada é de abril a setembro, mas claro que o verão é a época mais movimentada da Europa e onde todas as atrações estão mais cheias. Sugiro escolher primavera ou outono se quiser apreciar com mais tranquilidade tudo que essa cidade pode te oferecer, e “viajar no tempo”.

Se você for de abril a novembro e gostar de aventuras, vale pensar em fazer também um passeio de balão de ar quente no final da tarde, após a visita ao Castelo.

Sugiro adquirir um áudio tour na bilheteria para conhecer e poder entender as várias partes do castelo. Ande tranquilamente e aprecie toda sua beleza e história, pisando no mesmo solo que um dia Napoleão pisou. Caso você não goste de áudio guia, sugiro ler um pouco sobre a história do castelo antes da sua visita, para  que possa apreciar melhor todos os detalhes.

Horários: de 9:30 às 17h e de 9:30h às 18h na alta temporada. Os jardins fecham 1h antes do horário de encerramento, então programe-se para não deixar de visitá-los.

Fontainebleau
o charme da cidade na primavera
Ruas 1
rua simpática do centro
Centro Pat
Pat caminhando pelo centro

Como ir

– de trem – partindo da estação Gare de Lyon em Paris pegue o trem em direção a  Montargis, Montereau ou Laroche Migennes que custa em torno de 18 euros e desça na estação Fontainebleau Avon. O percurso dura em torno de 1:30h e ao chegar na estação pegue um ônibus que te deixa na praça em frente ao castelo ( Linha 1 ). Faça o mesmo trajeto para voltar a Paris.

de carro – vá para direção sudeste saindo de Paris. Dá pra ir e voltar no mesmo dia mas resolvi ficar uma noite na cidade e achei um charme. Uma cidade pequena que conserva construções antigas e com ótimos hotéis e restaurantes.

excursão – existem várias empresas que fazem um ida e volta no mesmo dia partindo de Paris e se você prefere não ir dirigindo, essa é também uma ótima opção.

Carrossel Decorando A Praca Principal New
carrossel decorando a praça principal
Portao New
Pat na entrada do Castelo de Fontainebleau

Gostou das nossas dicas?

Podemos criar seu roteiro sob medida para essa e outras cidades!

Entre em contato pelas nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.