A capela fica foi construída no topo de uma rocha, na simpática Praia de Miramar em Gulpilhares, região norte de Portugal, bem pertinho do Porto.
A mítica Capela do Senhor da Pedra foi construída no século XVII pelas mãos dos próprios habitantes do lugar. Em formato hexagonal, com um altarmor, atualmente é um lugar de culto e peregrinação católica, mas nem sempre foi assim. Com um passado repleto de lendas, já foi lugar de práticas do ocultismo.
Como pode atestar a inscrição no mosaico de azulejos na entrada da capela, originalmente, a pedra gigante abrigava um templo pagão, possivelmente celta. Quando o cristianismo chegou a Portugal, foram feitos esforços para cristianizar o território e libertá-lo das suas raízes pagãs. O local onde hoje fica a Capela do Senhor da Pedra foi então escolhido para “recuperar” a terra dos hereges, mas apesar da conversão à fé cristã, cerimónias secretas ligadas ao culto pagão ainda hoje ocorrem em noites de lua cheia. Dizem que é comum encontrar velas derretidas deixadas pelos adoradores neo-pagãos nas rochas e na areia ao lado da capela. Pode ser…..
Plantada à beira mar, hora fica totalmente aparente e de fácil acesso pelo areal, hora fica tomada pelo mar em toda sua volta, dificultando o seu acesso. Anualmente é realizada a festa e romaria do Senhor da Pedra no domingo da Santíssima Trindade e tem a duração de 3 dias, culminando com a procissão na terça feira. A procissão é o ponto alto das festividades que incluem ainda as tradicionais rusgas (danças) e animação de vários grupos populares
Como pode atestar a inscrição no mosaico de azulejos na entrada da capela, originalmente, a pedra gigante abrigava um templo pagão, possivelmente celta. Quando o cristianismo chegou a Portugal, foram feitos esforços para cristianizar o território e libertá-lo das suas raízes pagãs. O local onde hoje fica a Capela do Senhor da Pedra foi então escolhido para “recuperar” a terra dos hereges, mas apesar da conversão à fé cristã, cerimónias secretas ligadas ao culto pagão ainda hoje ocorrem em noites de lua cheia. Dizem que é comum encontrar velas derretidas deixadas pelos adoradores neo-pagãos nas rochas e na areia ao lado da capela, mas eu não vi nenhuma.
As Lendas
Uns dizem que a capela foi construída como pagamento de uma promessa, por alguém que sobreviveu a um naufrágio em alto mar e foi salvo por uma onda que o transportou até à rocha.
Outros acreditam que a imagem de Cristo foi parar ali, trazida pelo próprio mar e que num belo dia pousou sobre aquela pedra onde, mais tarde, veio a ser erguida a capela.
Ainda existe os que afirmam que quando os habitantes de Gulpilhares se preparavam para construir uma ermida ao Senhor da Pedra, no terreiro conhecido por arraial, apareceu uma misteriosa luz, sobre os rochedos junto ao mar. Todas as noites a luz voltava a aparecer, fazendo os habitantes acreditarem que era um sinal do Céu. Por esse motivo, desistiram da construção da ermida no arraial e resolveram construir a capela no local onde a luz costumava aparecer.
Outra lenda famosa é a que nos diz que numa manhã de nevoeiro D. Sebastião cravou as patas do seu cavalo, num dos rochedos, mas acabou por voltar para trás sem entrar em praias portuguesas – justificando assim as duas marcas arredondadas e paralelas que lá se encontram.
Enfim as histórias são muitas, mas o fato é que a capela nos dá uma visão incrivel e cinematográfica no topo da rocha.
Não é pra menos que o local foi eleito a décima praia mais bonita da Europa pela organização “European Best Destinations”.
A Praia de Miramar fica a 14km do centro da cidade do Porto. Não deixe de visitar quando estiver na cidade!
Gostou do nosso post? Siga-nos nas nossas redes sociais: @viagensespeciais__
Se preferir fazemos seu roteiro personalizado. Entre em contato pelo email: contato@viagensespeciais.blog.br