Nada menos do que a 3a maior catedral da Espanha, em um país extremamente católico! A Catedral de Burgos, na cidade do mesmo nome, é dedicada à Virgem Maria e foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1984. Já são características importantes para nos levar à cidade certo? Mas a Catedral é bem mais do que eu esperava. Felizmente mudamos nosso percurso e indicadas por uma espanhola, fomos conhecer.
HISTÓRIA
Foi fundada em 1221 pelo bispo Maurício, sob reinado de Fernando III, e fez em julho de 2021, 800 anos. Pelo tamanho dá pra imaginar o tempo de construção: durante 3 séculos, com estilo predominantemente gótico francês mas com Influência de outros países como Alemanha e Países Baixos.
Inicialmente, em 1075, foi erguida uma igreja românica quando a cidade foi passada para Sé Episcopal pelo Rei Afonso VI. Como ele queria uma igreja dedicada à Virgem Maria, ele decidiu sacrificar o palácio real de seu pai ( Fernando I ) além de uma outra pequena igreja.
No século XIII a Catedral já tinha muita importância o que fez com que fosse necessário se construir uma outra catedral. E aí a nova começou a ser construída em julho de 1221, o que explica seus 800 anos comemorados em 2021, e já construída dentro dos padrões góticos franceses.
Durante a luta com o Islã surgiu um outro estilo: o moçárabe.
Os monges vindos da França trouxeram o gótico para inspirar a resistência da Cruz. A fachada principal corresponde ao mais puro estilo gótico francês das grandes catedrais de Paris e Reims. No interior, a referência é a Catedral de Bourges.
As obras avançaram com rapidez e o oficio divino já era celebrado em 1230. Na segunda metade do século XIII e início do XIV foram completadas as capelas das naves laterais e um novo claustro.
No século XV foram feitas as agulhas das torres, o cibório e a Capela dos Condestáveis. Nos séculos seguintes foram acrescentadas admiráveis capelas, como a de Santa Tecla, das Relíquias e a Sacristia.
A catedral tem importantes tesouros religiosos e vários sepulcros góticos e renascentistas. Entre os tesouros se destaca o Santíssimo Cristo de Burgos, imagem de tradição miraculosa e objeto de grande devoção. Lá também se encontra o túmulo do famoso herói medieval contra os mouros: El Cid Campeador e sua esposa Dona Ximena.
Todas as paredes possuem quadros e esculturas que representam cenas católicas e episódios da história. Adoro renda mas renda de pedra como as que vi lá, são de uma beleza indescritível.
Esta capela acima ( Capela da Visitação), foi construída entre 1440 e 1442 na época do Bispo Alonso de Cartagena. No centro está o túmulo do fundador esculpido em alabastro. A escultura da tumba é provavelmente trabalho de João de Colónia, enquanto a figura é atribuída a Gil de Siloé, como é evidenciado pela ornamentação meticulosa gótica florida das vestes episcopais, que relembram as tumbas reais. O retábulo é uma obra de 1653. Entre as pinturas destacam-se a Visitação, a Virgem com o Menino e Santa Ana com São João, inspiradas nas obras clássicas italianas.
A Capela dos Condestables acima ( traduzida como Capela do Guardião), leva o nome dos benfeitores don Pedro Fernández de Velasco e sua esposa, Dona Mencía de Mendoza, “Condestables de Castilla” – como um título “Guardião de Castela” – pessoa que antigamente exercia, em nome do rei, o máximo poder nos exércitos.
A linda escadaria renascentista acima foi feita por Diego de Siloé em 1523 e liga a nave à Puerta Alta no nível da rua e que é mantida trancada.
A Porta Real acima, também é chamada de Porta do Perdão e pode ser vista na Praça Santa Maria. Consiste de um grande retábulo de pedra que se divide em 3 corpos.
Na idade média a Catedral de Burgos era um importante local de parada dos peregrinos do caminho de Santiago. É considerada o maior símbolo do antigo reino de Castela e Leão.
A sensação que tive foi de que a cidade “É” a Catedral e a cidade cresceu em volta e por causa dela. Imponente e com um encanto que nem dá pra definir!
Visitei quando estava em Madrid a caminho de San Sebastian no norte da Espanha. Não dá pra perder!
Se gostou desse post, deixe seu comentário. Siga-nos em nossas redes sociais: @vivendo50emais
Se preferir, preparamos seu roteiro personalizado. Entre em contato pelo email: contato@vivendo50emais.blog.br