Encontre um Destino

Filtre a sua pesquisa...


ou faça uma busca:

Bonito – natureza pura!

Por: Patricia Lima

Uma das jóias brasileiras. Acaba sendo mais conhecida pelo turista estrangeiro do que por nós, porém é um lugar incrível, que faz jus ao nome.

A cidade de Bonito fica no Mato Grosso Sul, a 300 km da capital Campo Grande, onde você pode seguir em carro particular ou transfer. Ela tem pouco mais de 22.000 habitantes e uma perfeita infraestrutura de turismo, tanto através dos pacotes de viagem, passeios, agências de turismo (receptivos) locais, pousadas simples, albergues, hotéis mais estruturados e resort.  Localizada próximo ao Pantanal, Bonito e região possuem uma vegetação de transição com áreas de mata atlântica e do cerrado.

Estacao Mimosa 10.1
Estação Mimosa

Como a natureza em Bonito é bem preservada, todos os passeios são acompanhados por guias locais. As flutuações nos Rio da Prata e Sucuri possuem um grau de visibilidade perfeito por conta do calcário encontrado em suas águas, com águas tão cristalinas, basta usar máscara e snorkel para vermos todo o habitat em seu esplendor, flutuando junto às várias espécies de peixes e, assim, nos sentirmos integrados ao habitat. Para que essa natureza seja preservada, não podemos entrar nos rios sem antes fazermos uma ambientação, usando roupas apropriadas, além de calçar sapatilhas, para quando necessário, pisar em seu leito (o que deve ser evitado).

Flutuacao Rio Sucuri 1.1
Ambientação para Rio Sucuri

Além da flutuação dos rios, a cidade oferece diversas atrações como cachoeiras, passeios de aventura (rapel, rafting, canoagem, bóia-cross, caiaque, tirolesa, arvorismo), observação de aves e animais silvestres e visita a cavernas.

Boa parte dos passeios realizados na cidade é feito em propriedades privadas, que são como grandes fazendas, geralmente com uma sede aonde chegam os visitantes, por isso, devem ser agendados com antecedência nas agências turísticas, já que não é possível chegar aos locais onde é realizada a atração e lá decidir visitá-lo. Algumas atividades são mais procuradas do que outras, especialmente em períodos de alta temporada. Também o número de visitantes é limitado. 

O que fazer em Bonito

Existem muitas atividades para diversos estilos de turismo, então deixamos aqui algumas que consideramos imperdíveis.

1. Flutuação nos Rios da Prata e Sucuri (considerado o mais cristalino do Brasil) ver a diversidade dos peixes e da flora com apenas a máscara e snorkel;

Rio Sucuri 17.1
Rio Sucuri com águas cristalinas

2. Gruta do Lago Azul – uma caverna com um lago de coloração azulada que chega a ter 90 metros de profundidade. A caverna tem dezenas de estalagmites, estalactites e colunas, formadas ao longo de centenas de anos. Possui duas cavernas com formações calcárias interessantes, mas frágeis, e está listada como área protegida desde 1978.

Lagoa Azul 5.1
Gruta do Lago Azul
Lagoa Azul 1.1

3. Visitar cachoeiras – estão em diferentes propriedades da região, entre elas o Parque das Cachoeiras, a Estação Mimosa (esse circuito percorre 8 cachoeiras, que proporcionam diferentes experiências). O percurso é bem agradável, com trilhas suspensas e alguns mirantes. A Serra da Bodoquena e a maravilhosa Boca da Onça, que possui a maior queda d’água do Estado também são excelentes opções.

4. Bóia Cross – os visitantes são levados pelo fluxo do rio através de bóias individuais, passando por pequenas corredeiras e quedas d’água. A brincadeira pode ser feita por crianças a partir de 7 anos.

Boia Cross No Ecoparque 2
Bóia Cross no Rio Formoso

5. Tirolesa no Parque Ecológico – é uma atividade com emoção e que permite admirar lindos trajetos no caminho, para quem gosta desse esporte.

Tirolesa 2

6. Observação de animais silvestres – ao realizar seus passeios pela região, naturalmente você poderá se deparar com araras, tucanos, tamanduás e outros animais. O Buraco das Araras é um passeio de contemplação no meio da natureza, que vale a pena ser visto.

Observacao Araras 2.1
Observação das Araras

7. Abismo Anhumas – para quem gosta de aventura, pois é um rapel de 72 m, necessário para entrar e para sair da caverna, onde há um lago que se pode mergulhar;

8. Lagoa Misteriosa – pode ser feita por flutuação e por mergulho com cilindro. A lagoa possui uma caverna que é considerada uma das mais profundas do país, com cerca de 200 m.

Quando ir

Bonito pode ser visitada o ano inteiro, porém com características diferentes em cada estação.

O verão é chuvoso, quente e tem mais mosquitos. A vantagem é poder se esbaldar nas cachoeiras que ficam com maior volume de água, porém os rios se tornam menos cristalinos.

O inverso é frio, mas as flutuações não ficam prejudicadas, pelo contrário. Como o período é de seca, a visibilidade dos rios atinge seu auge. A temperatura das águas fica em torno de 20ºC. Só não dá para mergulhar nas cachoeiras ou balneários pois a água é gelada.

Alguns passeios não funcionam em determinada época do ano, por exemplo, a  Lagoa Misteriosa fica fechada de outubro a abril, devido à proliferação das algas.

A melhor época fica sendo então durante os meses de maio a setembro, quando as águas ficam mais cristalinas e as chances de se encontrar dias chuvosos são menores

Gastronomia

Bonito é uma cidade pequena e de interior, mas que tem alguns bons restaurantes. Entre os principais pratos da região está o jacaré, considerado uma refeição nobre, além de peixes de água doce, como a piraputanga, que é o peixe-símbolo da cidade. Nos restaurantes de Bonito você encontrará moquecas pantaneiras, tradicional da cozinha do Pantanal, além de muitos pratos da cozinha caseira brasileira e mineira.

Anta Mascote Faz Rio Da Prata
Anta mascote da Fazenda Rio da Prata
Rio Sucuri 9.1
Flutuação no Rio Sucuri
Rio Da Prata Flutuacao 2.1
Flutuação no Rio da Prata
Piraputangas Na Praca Da Liberdade
Piraputangas na Praça da Liberdade

Para visitar todos os locais ou pelo menos a maioria deles, você vai precisar de tempo para aproveitá-los. Cada passeio dura em torno de meio dia ou até um dia inteiro. O ideal então é que você fique pelo menos 5 dias para visitar as partes mais interessantes.

Para mais dicas, visite o site de turismo do local: https://www.turismo.bonito.ms.gov.br/


2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.