Avignon… uma cidade no sul da França que ficou conhecida por ter sido residência dos papas da igreja católica. Além disso, é aqui que acontece o festival de teatro da França, o mais importante do país.
Ela é uma cidade pequena mas na verdade quando comparada às outras cidades da Provence, não é tão pequena assim, tendo hoje uns 100.000 habitantes. Tem uma parte intra muros como várias outras cidades e é onde ficam as principais atrações e o seu maior charme, claro.
Se for ficar em um hotel dentro da muralha, não esqueça de olhar bem o roteiro e ver em qual porta é melhor entrar para acesso ao hotel. Sugiro não ficar em nenhum hotel mais no meio pois nessa área algumas ruas são de pedestres e ai você vai ser obrigado a arrastar as malas pelas ruas com aquelas pedras terríveis que acabam com as rodinhas e com os sapatos. O meio são as ruas em volta do Castelo dos Papas.
A parte intramuros pode ser toda visitada á pé se tiver ânimo para andar. Tem uma opção também daquele trenzinho turistico que dá uma geral na área, caso queira economizar os joelhos.
A praça principal é a L’Horloge, com vários restaurantes e cafés em volta dela e a tradicional Marché de Noel no final do ano, e logo a seguir a praça onde fica o Castelo dos Papas, que merece uma visita com audio guia para entender cada espaço. Abre todos os dias mas é sempre bom consultar o site pois os horários podem variar de acordo com o período do ano, e custa 11 euros. Dá para visitar em 2 horas e não tem necessidade de comprar antes, mas claro que isso nunca se aplica ao verão onde tudo fica cheio e é sempre bom garantir os seus ingressos. O trem turístico faz ponto bem em frente ao Castelo, e custa 7 euros o passeio de cerca de 40 minutos, saindo a cada meia hora.
A cidade faz parte da lista dos Patrimônios Mundiais da Unesco, desde 1995.
Castelo dos Papas – foi residência dos papas de 1309 a 1377 quando o papa Clemente V fixou residência na cidade. Entretanto em 1377 o papa Gregorio XI resolveu recuperar o trono em Roma, provocando a pior crise da historia pois havia 2 papas, um em Avignon e outro em Roma! Imagina a confusão gerada por dois papas.
As muralhas da cidade foram construídas pelos papas logo que eles mudaram para a cidade e o Palácio dos papas, em estilo gótico foi construído em 20 anos a partir de 1171.
Um outro charme da cidade é a ponte Saint Bénézet. Originalmente foi construída com 22 arcos mas após uma enchente no rio foi parcialmente destruída, ficando como está hoje. Ela pode ser visitada, comprando entrada na entrada da ponte, mas o charme dela é mesmo ver ao longe.
Assim como outras cidades da França, vale à pena se perder pelas ruelas, parar num café e observar o clima do local, comer o Plat du Jour, tudo claro no clima Francês, sem pressa e apreciando a boa mesa.
Halle d’Avignon – uma visita interessante é o mercado da cidade com tudo de tipico da região e da França como um todo. Fica na parte intramuros e perto também do Palacio dos Papas. Lá você encontra desde frutas e legumes até Queijos, pães, embutidos e comidas prontas para serem degustadas.Se preferir pode comprar algumas coisinhas e sentar num dos bares e pedir um vinho da região para acompanhar.
charme na place d’ horloge
bares na praça, vazios por conta do ventoooooo
A muralha de Avignon
Ponte Bénezet
Restaurante bom do almoço – Le Lutrin
Un vin rosé da região
entrada preferida: salada de chévre chaud
o tradicional Boeuf Bourgignone
omelete aux salade
café com mini degustações deliciosas
e o maravilhosooooo Sufflée au Grand Marnier
a caminho do Palais des Papes
interior do Palacio
afrescos do Palacio
interior do Palacio
Halle d’Avignon queijos e mais queijos….
queijos para todos os gostos…. acepipes
Olhando as pessoas fazendo compras no mercado, vemos claramente a diferença: eles não compram comida para armazenar. Eles compram diariamente o que tem de mais fresco ou o que estão com vontade de degustar! Ir às compras é um prazer e não uma obrigação para os franceses, e isso faz toda a diferença!!!!