Alhambra – se tiver que escolher um único lugar para visitar no sul da Espanha, vá a Alhambra! É um complexo de fortalezas, palácios e jardins que foi o centro do governo muçulmano por muitos séculos. Fica na cidade de Granada, que por si só também já é um passeio imperdível. Ou seja, o melhor é ir a Alhambra e depois apreciar e conhecer as outras atrações da cidade de Granada.
Nesse Post falaremos de Alhambra, mas temos também dicas da cidade de Granada que falaremos em outro post.
Um pouco da História de Alhambra
Depois de expulsar os últimos mouros, os conquistadores cristãos destruíram grande parte do interior da Alhambra. O monarca espanhol Carlos I, que reinou de 1516 a 1556, reconstruiu partes do palácio em estilo renascentista. Alhambra sofreu danos maiores em 1812, quando as tropas francesas explodiram várias torres do palácio. E em 1821, um terremoto causou mais danos à estrutura. Uma restauração do prédio foi realizada em 1828 e continuou durante o século XX.
O complexo de Alhambra pode ser dividido em:
. Palácio de Carlos V
. Palácio Nasridas ( Nazaríes em espanhol)
. Palácio Torres
. Alhambra Alta
. Alcazaba (a fortaleza e a parte mais antiga) – fica na parte mais baixa de Alhambra
. El Generalife
Os principais pátios do palácio são o Pátio dos Arrayanes (ou Pátio de Murtas pois as plantas cercam o pátio) e o Pátio dos Leões. No centro do Pátio dos Leões está a Fonte dos Leões, uma grande bacia de água apoiada em 12 leões de mármore branco.
Por onde começar a visita a Alhambra?
- sua entrada é pela Generalife, na parte mais alta, extremidade direita do mapa, onde era a residência de verão e onde ficam os jardins mais bonitos do complexo. Foi originalmente construído para ser um local de divertimento da vida oficial do palácio dos reis da dinastia Nasridas. É um grande pátio cercado por jardins, piscinas e fontes. Seu nome significa ”Jardim do Intendente”, ou também ”Jardim do Arquiteto”. Foi construído na metade do século XIII e, apesar de sua proximidade à Alhambra, se considerava que estava fora da cidade. Atualmente, um teatro dentro dessa área recebe espetáculos internacionais de música e dança. A Generalife está formada por duas edificações, ligados pelo Patio de la Acequia, à direita fica a Sala Regia e à esquerda ficam os aposentos. Esse Patio de la Acequia é a parte mais importante da Generalife. Através da Escalera de los Leones se chega aos chamados ”Jardins Altos do Palácio”. Lá você encontra uma pequena capela no alto da colina com acesso por uma escada que escorre agua pelas laterais gerando sons relaxantes.
2. siga direto até o final em direção à fortaleza Alcazaba que fica na parte mais baixa de Alhambra, a mais antiga e onde você vai poder observar as ruínas do local. Aproveite para apreciar a vista linda da cidade de Granada e da Sierra Nevada.
3. continue indo em direção ao Palácio Renascentista de Carlos V ( mais detalhes abaixo) com o Museu de Alhambra. Pode parecer menos interessante mas o Museu de Alhambra que fica dentro dessa área no térreo do palácio, vale muito a visita pois possui a melhor coleção Nasrida. Lá você vai poder observar vasos, esculturas, teares e outros objetos do período nasrida. Esses objetos foram escontrados nas escavações de Alhambra e do Generalife. O museu possui sete salas dedicadas à arte hispânica-muçulmana de diferentes épocas.
4. em seguida, vá em direção aos Palácios Nasridas, um conjunto de três palácios que é a maior relíquia do Al-Andalus (nome dado à Península Ibérica no século VIII). Os detalhes de inspiração moura impressionam. Prepare-se para as fotos mais bonitas da sua viagem! De uma beleza arquitetônica de perder o fôlego!
5. Saia pela Porta da Justiça e se ainda tiver energia, caminhe até o Centro de Granada.
Muitas pessoas preferem fazer o Palacio Nazaríes antes do Carlos V. A escolha é sua!
O ideal é que você reserve em torno de 5 horas para visitar tranquilamente todo o local. Sem pressa!
Dica: você precisa fazer a compra de Alhambra com antecedência de cerca de 2 meses, sem exagero, pois não vai conseguir comprar quando chegar à cidade. Melhor nunca arriscar. E fique atento para incluir o Palácio Nasrida pois é uma visita opcional dentro do complexo. Caso resolva fazer a visita de última hora, sugiro tentar se juntar a algum grupo com guia. Não se esqueça que Alhambra é o local mais visitado da Espanha!
Existe a opção de visita noturna mas são tantos detalhes da arquitetura moura para apreciar, que sugiro que sua primeira visita seja durante o dia, e se puder claro faça também a visita noturna pois a iluminação torna tudo bem diferente e lindo.
Em geral existem grandes grupos visitando o complexo. Se você quiser um pouco mais de tranquilidade para observar os detalhes, sugiro colocar seu fone de ouvido com alguma música que possa te transportar para esse mundo mouro.
Palácios Nasridas
Constituídos pelos palácios de Mexuar, de Comares e dos Leões
Sua visita nesse ambiente começa pelo Mexuar – grande sala de audiências, que era usada para importantes reuniões. No lado oposto você vai ter acesso ao chamado Pátio e Quartos Dourados que funcionava como sala de espera para os sultões receberem seus súditos mas na verdade é uma área pequena é uma passagem para se chegar ao Palácio de Murtas.
O Palácio de Murtas era a residência oficial do sultão e familia, com um lago no meio e murtas plantadas em ambos os lados, conhecido como Pátio de Comares.
Passando dessa área você vai ter acesso a uma das partes que mais gostei: Salão dos Embaixadores ou Sala do Trono de Alhambra. Madeira com detalhes geométricos incríveis : mais de 8000 pedaços de madeira encaixados como se fosse um quebra cabeça. Uma obra de marcenaria fantástica!
Miradouro da Grade – um pequeno corredor com arcos que te dão uma vista linda para o bairro de Albaícin.
Logo à frente você dá no famoso Pátio dos Leões. Nada menos do que 124 colunas de mármore. Podemos acessar o centro do pátio mas sem muita proximidade com a fonte dos Leões. Em seguida temos acesso às lindas salas das Abencerragens e das Duas Irmãs.
Lá vocês vão se impressionar com o teto de moçárabe (trabalho em favo de mel ou trabalho de estalactite). As cúpulas de moçárabes constituem um dos elementos mais celebrados da arquitetura muçulmana. Os moçárabes eram cristãos ibéricos que viviam sob o governo muçulmano em Al-Andalus. Os seus descendentes não se converteram ao Islão, mas adotaram elementos da língua e cultura árabe. Eram, principalmente, católicos romanos de rito visigótico ou moçárabe. Nesse espaço você vai apreciar o chamado Miradouro de Daraxa que na verdade é uma janela decorada com inspiração árabe.
Dica: observe o horário para a visita dos Palácios Nasridas, pois eles têm horário marcado e se for o caso deixe a parte de Alcazaba para o final. Felizmente lá você tem horário marcado para entrada mas pode ficar o tempo que desejar e juro que vai ser difícil querer sair de lá.
Palácio Carlos V
O Rei Carlos V, neto dos Reis Católicos, filho de Juana La Loca e casado com D. Isabel de Portugal construiu junto de Alhambra um Palácio para a sua corte. Esse palácio foi construído no século XVI com um estilo renascentista e abriga o Museu das Belas Artes de Granada e o Museu da Alhambra. Tem um pátio circular lindo e enorme e sua fachada possui detalhes a serem observados
Palácio Carlos V – detalhes da fachada vista aérea do Palácio Carlos V
área interna do Palácio Carlos V
Pode parecer menos interessante mas o Museu de Alhambra que fica dentro dessa área no térreo do palácio, vale muito a visita pois possui a melhor coleção Nasrida. Lá você vai poder observar vasos, esculturas, teares e outros objetos do período nasrida. Esses objetos foram escontrados nas escavações de Alhambra e do Generalife. O museu possui sete salas dedicadas à arte hispânica-muçulmana de diferentes épocas.
Horários
A visita geral durante o dia é feita de 2af a domingo de 8h30 às 14h ou de 14h às 20h (de 15 de março a 14 de outubro) e de 2af a domingo de 8h30 às 14h ou de 14h às 18h (de 15 de outubro a 14 de março).
As visitas aos jardins são de segunda a domingo de 8h30 às 14h ou de 14h às 20h (de 15 de março a 14 de outubro) e de 2af a domingo de 8h30 às 14h ou de 14h às 18h (de 15 de outubro a 14 de março).
Uma outra opção é fazer a visita noturna tanto aos Palácios Nasricas quanto aos jardins e Palácio do Generalife.
Como ir
Para chegar lá em cima, pegue o ônibus C32 no centro de Granada, na Plaza Isabel la Católica e volte de lá no mesmo ônibus.
Sugiro não ir a pé para se poupar para andar lá dentro do complexo, mas voltar a pé é uma ótima opção.
Site para compra: https://tickets.alhambra-patronato.es/
Se preferir, podemos fazer seu roteiro personalizado para esse e outros locais.
Entre em contato através das nossas redes sociais ou pelo email: contato@viagensespeciais.blog.br