Na pitoresca cidade de Tonnerre, no nordeste da França, região da Borgonha, fica a fonte profunda e antiga conhecida como Fosse Dionne. A pequena cidade foi construída ao redor dessa nascente misteriosa que os Celtas consideravam sagrada.
Até agora, ninguém foi capaz de determinar sua origem.
Fosse Dionne é uma fonte cárstica (cárstica é uma região de calcário irregular com ralos, riachos subterrâneos e cavernas, que expele uma média de 82 galões (311 litros) de água a cada segundo, o que é uma descarga excepcionalmente alta, mas a velocidade com a qual ela brota do solo varia de estação para estação. O que você vai ser capaz de ver quando visitar Fosse Dionne, que se traduz como “poço divino”, é uma piscina circular de pedra construída no século 18, cheia de água em tons de joias: turquesa e âmbar, colorida pelo minerais das cavernas de calcário de onde emergem as águas. A abertura de uma dessas cavernas é visível da borda da bacia.
A Lenda
Na Idade Média, pensava-se que havia uma serpente que cruzava as profundezas do coração da Fosse Dionne, e alguns até pensaram que era o portal para outro mundo. A área aparece com destaque nos relatos dos milagres realizados pelo monge do século 7, St. Jean de Rèome, que chegou ao local no ano 645, que na época era um pântano inutilizável. O monge supostamente caçou um basilisco – metade galo e metade lagarto – da fonte e o matou, permitindo que as pessoas recuperassem o uso de Fosse Dionne para beber, se lavar, etc.
Desde a antiguidade as pessoas se reuniam ao redor desse poço misterioso.
O grande mistério da nascente Fosse Dionne é de onde realmente vem sua água. Certamente há muita água fluindo dela e, como outras fontes cársticas, a água emerge de uma rede de cavernas subterrâneas de calcário.
As Pesquisas
Os mergulhos subterrâneos começaram no final do século XIX, provavelmente a partir de 1878 e uma segunda tentativa com dois trajes especiais de Cousteau. Em 1974, dois mergulhadores morreram e a exploração só foi retomada em 1976. Em 1979 vários levantamentos topográficos foram feitos e em 1989 um mergulhador chegou a 70m de profundidade com visão até 80m. No entanto, nenhum mergulhador jamais foi capaz de encontrar sua origem, e muitos dos que tentaram não voltaram com vida.
O telhado e suas chaminés são de 1758 e a bacia tem um diâmetro de 14 metros, com uma cor azul turquesa.
Ela resulta provavelmente da infiltração de água pelos planaltos vizinhos .
A área fornece em média 100 litros de água por segundo, mesmo no verão.
Dionne = “espírito das Águas”.
É um espetáculo impressionante com uma água incessante, de muita força, que brota do fundo da bacia. Mistérios até hoje não esclarecidos que levam muitos turistas a conhecer a cidade de Tonnerre e a Fosse Dionne.
Veja a localização da Fosse Dionne
Gostou do nosso post? Siga-nos nas nossas redes sociais @vivendo50emais
Preparamos seu roteiro personalizado. Entre em contato conosco pelo email: contato@viagensespeciais.blog.br